Título
Aprender com a vida: aquisição de competências de literacia em contextos informais
Autor
Aníbal, Alexandra Cabeçadas Arsénio Nunes
Resumo
pt
O paradigma da aprendizagem ao longo da vida que tem vindo a ser consolidado pelas
instituições europeias e mundiais com responsabilidades ao nível da educação, implicou a tomada
de consciência da necessidade de serem reconhecidas formalmente as aprendizagens realizadas
em contextos não formais e informais. Nesse sentido, foram concebidos e implementados, em
vários países, dispositivos de validação de competências, destacando-se, como boa prática, o
sistema português de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Com este pano de fundo, problematiza-se o conceito de aprendizagem informal e procura-se, a
um nível macro, mapear este fenómeno em Portugal, de forma comparativa com os outros países
europeus. A um nível micro, analisam-se os percursos de vida de adultos que, partindo de uma
escolaridade formal limitada, adquiriram, em contextos não escolares, competências de literacia
validadas no âmbito do referido sistema. Procura-se compreender a influência desses contextos
no desenvolvimento de disposições individuais e na aquisição de competências de literacia, a
partir de relatos biográficos orais (entrevistas) e escritos (Portefólios Reflexivos de
Aprendizagens).
en
The paradigm of lifelong learning that has been consolidated by European and worldwide
institutions with responsibilities at the level of education implied the awareness of the need to
formally recognize learning carried out in non-formal and informal contexts. In this sense,
competences validation devices were designed and were implemented in several countries. The
Portuguese system of recognition, validation and certification of skills is recognized, among them,
as a good practice. With this background, this research discusses the concept of informal learning
and maps, at a macro level, this phenomenon in Portugal, in comparison with the other European
countries. At a micro level, it examines the pathways of life of adults who had limited schooling and
have acquired literacy skills in non-school contexts, trying to understand the influence of these
contexts in the development of individual dispositions and on the acquisition of literacy skills, from
oral (interviews) and written (Reflexive Learning Portfolios) biographical reports.