Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão Empresarial Aplicada
Título

An empirical study of patient-centered hospital clinical process: Dimensions, antecedents and outcomes

Autor
Xin, Xu
Resumo
pt
Ao contrário da prática clínica centrada na doença ou no médico, a prática clínica focada no paciente enfatiza as diferenças individuais dos pacientes, a sua participação na tomada de decisão clínica, a comunicação entre médico-paciente, e a experiência e a satisfação do pacienteno processo de tratamento. Este estudo centra-se na prática clínica focada em pacientes em hospitais Chineses, procurando responder a três perguntas de investigação: O que constitui um processo clínico focado no paciente (PCCP)? De que forma as dimensões do PCCP influenciam os resultados em termos do paciente? Quais os antecedentes que determinam as diferentes dimensões do PCCP? Neste estudo foram usados métodos de investigação qualitativos e quantitativos, incluindo análise de literatura, caso de estudo, análise fatorial e regressão linear. Neste estudo, o PCCP é definido como um processo clínico que contribui para uma parceria cooperativa entre os profissionais de saúde, pacientes e as suas famílias, assegurando que as decisões clínicas respeitam as necessidades, ideias e desejos do paciente, e que os pacientes têm direito a ter acesso à educação e suporte necessários para a tomada de decisão. A participação dos pacientes no processo clínico deve ser promovida, de forma a assegurar uma melhor experiência de serviço e valor percecionado pelos pacientes. O centro do PCCP é de facto a parceria interativa e colaborativa entre médicos, enfermeiros e pacientes, que pode ser expressa por um conjunto de dimensões percecionadas pelos pacientes, tais como diagnóstico e tratamento, enfermagem, comunicação, gestão e informação. Este estudo contribui com conhecimento teórico acerca da definição e das dimensões chave de um processo clínico focado no paciente, e das relações existentes entre as diferentes dimensões e os resultados para o paciente, particularmente no contexto de um único sistema de saúde na China. Os resultados e conclusões deste estudo podem ser úteis para a prática de gestão nos hospitais Chineses. Contudo, estas implicações estão limitadas devido à reduzida dimensão da amostra de dados e ao desenho do estudo transversal.
en
Differing from disease-center or physician-centered clinical practice, patient-centered practice emphasizes patients' individual differences, patient participation in clinical decision-making, physician-patient communication, and patient experience and satisfaction in the treatment process. Focusing on the patient-centered practice in Chinese hospitals, this study aims to answer three research questions: What constitutes a patient-centered clinical process? How do different patient-centered clinical process dimensions affect patient-based outcomes? What are the antecedents that determine the different patient-centered clinical process dimensions? A variety of qualitative and quantitative research methods were used, including literature analysis, case study, factor analysis, and linear regression analysis. In our study, patient-centered clinical processes defined as a clinical process that contributes to a cooperative partnership between healthcare personnel, patients and their families, to ensure that clinical decisions can respect the patient's needs, ideas and wishes, and that the patients are entitled to have access to education and support needed in decision making, prompting patients to participate in clinical processes, so that they get a better perceived value and service experience. The core of patient-centered clinical process is the interactive and collaborative partnership of physicians, nurses, and patients, which can be expressed as a number of patient-perceived dimensions, including diagnosis and treatment, nursing, communication, management and information. This study theoretically added insights on the definition and core dimensions of the patient-centered clinical process, the relationship between different dimensions and the patient outcome, especially within the context of a unique health system in China. These findings and conclusions could be useful for management practice in Chinese hospitals. However, these implications may be limited due to the small data collection sample and cross-sectional study design.

Data

13-out-2016

Palavras-chave

Gestão Hospitalar
Gestão da saúde
Patient centeredness
Clinical process
Processo clínico
Avaliação -- Evaluation
Avaliação da qualidade -- Quality assessment
Tecnologia da informação -- Information technology
Relação médico-doente -- Doctor-patient relationship

Acesso

Acesso livre

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