Teses e dissertações

Doutoramento
Sociologia
Título

Trajetórias, motivações e projetos de adultos que regressam à escola

Autor
Delgado, Luísa Maria da Silva
Resumo
pt
A presente investigação visa aprofundar o conhecimento teórico-empírico disponível no campo da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no que respeita à compreensão das trajetórias, motivações e projetos subjacentes à inscrição de indivíduos com baixas qualificações escolares e profissionais, e em situação de vulnerabilidade social, nos denominados Cursos EFA (Cursos de Educação e Formação de Adultos). A operacionalização do estudo passou pela adoção de uma estratégia metodológica intensiva-qualitativa, que se consubstanciou no estudo de dois grupos/turmas distintos em formação. Nesta linha, procedeu-se à realização de um inquérito por entrevista (em profundidade) a todos os elementos que integravam as turmas, assim como à análise documental de materiais relevantes e à observação in loco nos contextos de formação. Deste conjunto de estratégias, resultou a produção de conhecimento relativo aos contextos familiares de origem, às trajetórias pessoais, escolares e profissionais dos formandos, às motivações de inscrição nos cursos e aos seus projetos futuros. De forma a conhecer os contextos educativos e formativos, inquiriram-se, para além dos formandos, outros agentes envolvidos, designadamente formadores e mediadores pessoais e sociais. Destaca-se ainda a obtenção de conhecimento relativo ao modo de funcionamento dos cursos − considerados um modelo inovador, no que respeita à sua organização e estrutura curricular, às equipas pedagógicas e às entidades envolvidas na sua operacionalização − e às perceções dos formandos, formadores e mediadores acerca dos mesmos. Pretende-se através desta dissertação concluir acerca da importância deste tipo de medidas educativas e formativas, destinadas a públicos com escassos recursos escolares e profissionais, no contexto das sociedades contemporâneas.
en
This research aims to deepen the theoretical and empirical knowledge available within Adult Education and Training, particularly in what concerns the understanding of the journeys, motivations and projects of socially vulnerable individuals with low educational and professional qualifications who participate in AET courses (Adult Education and Training). The operationalization of this research consisted on the adoption of an intensive/qualitative methodological strategy, which resulted in the study of two different groups/classes in training. Therefore, one organised interview surveys to all the elements that integrated the classes as well as the documentary analysis of relevant materials and on-site observation. From this range of strategies, it resulted in the acquirement of knowledge regarding family backgrounds, personal, academic and professional journeys of the students, the motivations which led them to the enrolment in the courses and future projects. In order to get to know the educational and training contexts, in addition to the students, others agents involved, such as trainers and personal and social mediators were interviewed as well. One should also mention the acquirement of knowledge on the operating mode of the courses − considered as an innovative model in what regards their organization and curriculum, the educational teams and entities involved in their implementation − and the perceptions of students, trainers and mediators on the AET courses. This thesis aims to conclude on the recognition of the importance of this type of educational measures, designed to audiences with fewer educational and professional resources, in the context of contemporary societies.

Data

28-ago-2015

Palavras-chave

Projects
Training
Motivações
Motivations
Educação de adultos
Adult education
Projetos
Trajetórias
Formação de adultos
Journeys

Acesso

Acesso livre

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