Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

How to use social media to promote Portuguese Soccer Club Benfica: Social media communication plan season 2013/2014

Autor
Jorge, Samuel António Ferreira Antunes Santos
Resumo
pt
O principal objetivo desta Tese é estudar como usar a internet e, mais especificamente, as plataformas de Social Media, para promover o clube de futebol “Sport Lisboa e Benfica”, elaborando um Plano de Comunicação de Social Media para a época 2013/2014, de modo a melhorar a comunicação online feita atualmente pelo Benfica. Estas plataformas de Social Media proporcionam uma excelente oportunidade para os clubes de futebol promoverem os seus produtos/serviços e para manterem uma relação permanente com os seus adeptos. Comparativamente com outros tipos de Media como a televisão, estas plataformas apresentam várias vantagens: são gratuitos, fáceis de usar, estão em permanente evolução e desenvolvimento e permitem comunicar em tempo real com utilizadores em todo mundo. Inicialmente foi feita uma análise teórica sobre três grandes temas fundamentais à realização deste trabalho: Marketing Desportivo, Internet e Social Media e Desporto na Internet. Depois, foi realizada uma análise sobre a comunicação feita atualmente pelo Benfica nestas plataformas e um questionário para perceber a opinião dos adeptos sobre o que está a ser feito pelo Benfica nessa área. Finalmente foi elaborado um novo Plano de Comunicação de Social Media com um conjunto de ações que visam otimizar a comunicação com os adeptos nestas plataformas no futuro. Com a realização desta Tese foi detetado que, apesar de o Benfica já estar presente nestas plataformas de Social Media, há ainda vários fatores que podem ser melhorados de modo a otimizar a sua comunicação e a sua relação com os adeptos.
en
The main objective of this Thesis is to study how to use internet and, more specifically, Social Media Platforms to promote “Sport Lisboa e Benfica” soccer club, elaborating a Social Media Communication Plan for the season 2013/2014, in order to improve the online communication made presently by Benfica. These Social Media platforms provide an excellent opportunity for soccer clubs to promote their products/services and to maintain an ongoing relationship with their fans. Compared with other types of media like television, these platforms have several advantages: they are free, easy to use, are in constant evolution and development and allow communicating in real time with users around the world. Initially, it was made a theoretical analysis on three essential subjects for this work: Sports Marketing, Internet and Social Media and Sports in the Web. Then, it was performed an analysis about the communication made today by Benfica on these platforms and a questionnaire to understand the views of fans about what is being done in this area by Benfica. Finally it was designed a new Social Media Communication Plan with a set of actions that aim to optimize the communication with fans on these platforms in the future. With the elaboration of this thesis it has been detected that, although Benfica is already present on these Social Media platforms, there are still several factors that can be improved in order to optimize its communication and its relationship with the fans.

Data

25-mar-2014

Palavras-chave

Marketing desportivo
Sports marketing
Futebol
Soccer
Sport Lisboa e Benfica
Media sociais -- Social media

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo