Título
A relação entre atividades extracurriculares de teatro e o desempenho escolar
Autor
Tavares, Inês Santos
Resumo
pt
Partindo do dado adquirido do património sociológico de que a escola contribui
para a reprodução social, pretende-se explorar a relação entre as atividades extracurriculares
de teatro e o desempenho escolar, análise fundamentada em quatro principais conceitos: o
habitus, o capital cultural, as desigualdades sociais e as representações sociais.
A operacionalização do trabalho recorreu a um estudo de caso centrado nos alunos
que frequentam as atividades extracurriculares de teatro na Escola Pedro Jacques Magalhães,
de forma a recolher informação para analisar a problemática. A atividade em estudo é
gratuita e oferecida pela escola na escola, o que potencia ultrapassar a eventual barreira
económica da entrada neste tipo de atividades extracurriculares. Contudo, verifica-se que as
condicionantes sociais e culturais estão presentes na materialização das escolhas pela (não)
frequência destas atividades.
Na exploração do tema, foram utilizadas as técnicas de inquérito, entrevista e
observação, para além da análise bibliográfica e da análise documental, optando-se,
portanto, pela adoção de metodologias mistas
en
Assuming that school contributes to social reproduction, we intend to explore the
relationship stablished between theatre extracurricular activities and educational
performance, an analysis that will be founded on four main concepts: habitus, cultural
capital, social inequalities, and social representations.
In order to do this, we have studied a case study that focused on students who
attend theatre extracurricular activities at Escola Pedro Jacques Magalhães, in order to
gather data to analyze the issue. The studied activity is free and offered by the school at
the school, which boosts the eventual economical barrier that may exist in this kind of
extracurricular activities. However, we see that there are social and cultural constraints
as far as (not) deciding to attend this activities is concerned.
When doing this work, we have used the survey, interview and observation
techniques, besides bibliographical and documental analysis. Therefore, we have decided
to use mixed methodologies.