Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Does language help to migrate knowledge?

Autor
Santos, Ana Sofia Pereira
Resumo
pt
Neste artigo, pretendemos analisar o impacto que a língua coloca na transferência de conhecimentos dentro de uma Multinacional. Removemos o conceito de língua do extenso âmbito de diferenças culturais por forma a avaliar como este aspeto afeta particularmente todas as etapas do processo de transferência. Interrelacionando língua com a globalização do negócio de serviços, avaliamos como a operacionalidade das equipas e seus membros é prejudicada aquando do uso de idiomas estrangeiros, originando dificuldades de comunicação e obstruindo a performance de todo o departamento. O nosso objetivo é, numa primeira fase, mostrar como a língua pode suscitar barreiras na comunicação, de forma a examinar possíveis soluções que poderão reduzir entraves, e numa segunda fase, interpretar o seu papel na transferência de conhecimentos entre áreas, avaliando fluxos de informação entre o departamento específico em análise e as suas subsidiárias parceiras. O estudo é fundamentado por dados recolhidos de entrevistas conduzidas aos responsáveis do novo departamento estabelecido numa Multinacional e um simples questionário realizado a vinte colaboradores do mesmo. Assim, conseguimos obter indícios que nos permitiram elaborar um estudo de caso que ilustra o nosso tema de pesquisa. Da mesma maneira, este estudo exemplifica os esforços feitos para um maior entendimento de como implementar um Centro de Shared Services, lidando com um grau elevado de disparidade linguística no seu dia-a-dia. Por fim, tentamos providenciar uma análise mais prática de como competências poderão ajudar a alcançar ganhos de arbitragem a promover confiança entre elementos da equipa.
en
In this paper, we explore the impact that language places on knowledge transfer inside a Multinational Company (MNC). We remove language from the larger scope of cultural differences in order to assess how this particular aspect affects all steps of the transfer. Interconnecting language with the globalization of service business, we evaluate whether operations of teams and team members experience problems whenever using a foreign language, generating communication difficulties and hindering the performance of a whole department. Our aim is to, first, disclose if language creates barriers to communication, in order to examine possible solutions which could be implemented to reduce obstacles, and second, to interpret its role in the transfer of knowledge within business units, by exploring information flows between a specific department and its partner subsidiaries. The study was based on data gathered from interviews conducted to responsible of a new department established in a MNC and a simple questionnaire made to twenty of its employees. Thus, we were able to obtain concrete evidence which allowed us to construct a case study to illustrate our research theme. In the same way, this study exemplifies an effort towards a better understanding of how to establish a Shared Service Center, handling a large language disparity in its daily business. Finally, we try to provide a practical assessment on how expertise may help to achieve labor arbitrages and foster trust among team members.

Data

01-ago-2016

Palavras-chave

Comunicação
Communication
Gestão internacional
Knowledge transfer
Language
Transferência de conhecimentos
Multilingual management
Multilinguismo

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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