Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Previsão de venda de máquinas de fitness segmento premium

Autor
Domingos, Samuel Duarte de Jesus
Resumo
pt
O objetivo deste trabalho é encontrar um método de previsão das vendas para “apoiar” na tomada de decisão em termos de aprovisionamento e produção numa empresa de fitness. Para o efeito, vão ser consideradas as vendas mensais dos últimos 5 anos de uma empresa, objeto do presente estudo e estimados vários métodos/modelos de previsão. O propósito deste trabalho é definir o modelo preditivo que mais se ajusta às séries temporais que melhor representam as alterações do mercado de Fitness. Através da análise das vendas ocorridas em equipamentos de uma empresa líder no sector, entre os anos 2009-2014, será demonstrado qual o melhor método de previsão para ajudar no planeamento da produção, com base na previsão e com o objetivo de identificar as informações sobre a procura futura dos produtos. Esta ferramenta, essencial à gestão, promove a informação mais aproximada e tão necessária ao gestor, para que este possa identificar quais os recursos necessários e que devam estar disponíveis na quantidade certa e no momento exato para a produção dos equipamentos. A previsão da procura dos produtos da empresa será baseada num método quantitativo, pretendendo-se assim criar profundos benefícios transversais a todos os departamentos. Benefícios como a redução de custos inerentes a uma otimização de gestão de stokes/inventários, logística, previsão de cash-flows, entre outros, têm um impacto direto positivo na competitividade da empresa. Torna-se assim essencial definir os modelos econométricos mais assertivos.
en
This thesis sets out to find a sales’ forecasting method to support decision-making in terms of procurement and production in a fitness company. To do so, we will take a look at the monthly sales for the last 5 years and estimate the number of methods/models for prediction. This thesis sets out to define the best predictive model to fit the time series that best represents the changes in the Fitness market. By analysing the sales achieved between 2009-2014 by a leading company in the equipment sector, we will be shown the best forecasting method to aid production planning based on forecasting and with a view to identifying information about future demand for their products. This tool is essential to management, promoting information to the Manager so that he can identify which resources are necessary and so that they can be available in the right amount at the right time. The demand forecast for the company's products will be based on a quantitative method to create major benefits for all departments. Benefits such as cost savings inherent in the optimisation of stock management/inventory, logistics, cash-flow forecasting, inter alia, have a direct positive impact on the competitiveness of the company. It thus becomes essential to define more assertive econometric models.

Data

06-jul-2016

Palavras-chave

Time series
Séries temporais
Mercado de fitness
Métodos de previsão
Regressões
Fitness market
Forecasting methods
Regressions

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo