Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Desenvolvimento da estratégia de comunicação online de franquias de retalho alimentar: caso Meu Super

Autor
Guimarães, Maria Filipa Freitas Xavier
Resumo
pt
O Meu Super é a insígnia de retalho alimentar em formato de franquias do grupo Sonae, atualmente com 180 lojas em Portugal e ilhas. A marca pretende oferecer ao cliente um atendimento personalizado e serviços diferenciadores apostando na proximidade e conveniência. Tem o objetivo de expandir a rede de franquias enquanto cada loja proporciona a melhor e mais conveniente experiência de compra aos seus clientes O desafio de assegurar uma comunicação integrada dentro e fora de loja é o ponto de partida para a definição da estratégia de marketing e comunicação da marca Meu Super, através dos canais offline e online. A relevância que a internet apresenta no dia-a-dia de um consumidor é uma ferramenta chave para as marcas trabalharem a sua envolvência com os potenciais clientes e, neste caso, também potenciais franquiados. É essencial destacar a importância da relação entre o franquiado e franquiador com a consciência que o primeiro tem maior conhecimento do seu cliente e o segundo da componente do negócio. Por este motivo, deve ser construída numa base de confiança e de partilha. Para um enquadramento no setor, foi feita uma abordagem aos principais players do retalho alimentar, apontando os melhores exemplos das lojas Mini-Preço e Amanhecer. Para recolha de informação relativa a preferências do consumidor, realizaram-se 2 diferentes questionários (em loja e via online). Estes refletem os hábitos e comportamentos de clientes e não clientes Meu Super e levaram à criação de 15 propostas de conteúdos para o site da marca que estão alinhados com a proposta de valor da mesma.
en
Meu Super is the insignia of food retail franchises format in Sonae Group actually with 180 stores in Portugal and islands. The brand aims to offer the customer a personalized and differentiating services focusing on proximity and convenience. It aims to expand the franchise network while each store provides the best and most convenient shopping experience to its customers The challenge of ensuring an integrated communication in and out of store is the starting point for the definition of Meu Super’s marketing and brand communication strategy, through the offline and online channels. The relevance that the Internet has on the day-by-day a consumer is a key tool for brands to work its surroundings with potential customers and, in this case, also potential franchisees. It is essential to highlight the importance of the relationship between franchisee and franchiser with the awareness that the former has greater knowledge of his client and the second of the component of the business. For this reason, it must be built on a foundation of trust and sharing. To present a framework for the sector, an approach was made to the main players in the food retail sector, pointing out the best examples of the Mini-Preço and Amanhecer stores. To collect information on consumer preferences, there were two different questionnaires (in store and via online). These reflect the habits and behaviors of Meu Super’s customers and non-customers and led to the creation of 15 proposed content for the brand website that are aligned with the value proposition of the same. Keywords:

Data

06-jun-2016

Palavras-chave

Comunicação
Communication
Marketing
Franchising
Retalho alimentar
Food Retail
Online

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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