Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Alojamento universitário em Lisboa: plano de negócios

Autor
Lourenço, Maria Luísa de Oliveira Pereira
Resumo
pt
A mobilidade dos estudantes a nível mundial tem registado, nos últimos anos, um crescimento muito elevado, alavancado pelos Programas de Mobilidade Internacional (ex: Erasmus) e por força de o mundo se ter tornado mais global na aquisição de conhecimento. Se por um lado, culturalmente, Portugal é um país que tem atraído muito o Turismo, e Lisboa em particular reúne um conjunto de fatores que tem potenciado a procura registada de estrangeiros, por outro, as universidades têm igualmente conquistado a preferência dos alunos por mérito do reconhecimento da qualidade do seu ensino. Este projeto tem como objetivo analisar a viabilidade de um negócio inovador na área do Alojamento Universitário em Lisboa. Para melhor apoiar a definição do modelo de negócio o projeto incluiu um estudo de Market Research que pretende identificar que necessidades satisfazer e que gaps existem no mercado. Este estudo constitui ainda uma ferramenta fundamental na formulação da Estratégia e na definição dos seus Programas, Orçamentos e Procedimentos de Implementação. Termina-se o projeto com a sua Análise Financeira onde se conclui que o investimento é viável económico e financeiramente e tem capacidade para criar valor após a remuneração dos capitais investidos. Num momento em que o país precisa de criar negócios que tirem o máximo partido das nossas capacidades, melhorem a nossa imagem e que contribuam para o crescimento da economia, a implementação de infraestruturas de Alojamento Universitário com uma oferta de serviços de qualidade, diferenciados e de valor acrescentado, configura-se como uma boa oportunidade de negócio.
en
Student mobility worldwide has largely increased over the past few years, not only driven by International Mobility Programs (eg.: Erasmus) but also because the world has turned knowledge acquisition into a more global process. On the one hand, Portugal has attracted Tourism due to its culture, and Lisbon in particular gathers a set of factors that have boosted the demand by foreigners. However, on the other hand, the recognized quality of our universities has also been noticed. The aim of this project is to analyze the feasibility of an innovative business related to University Housing Accommodation in Lisbon. For this purpose, we begin by carrying out an environmental analysis of the current conditions of the market, together with a Market Research, in order to identify its needs and gaps. Secondly, we elaborate the Strategy and define the Programs, Budget and Procedures to implement it. Finally, we run a financial analysis of the project. According to the assessment, it can be concluded that the project is economically and financially feasible and can create value, once the return on the invested capital is assured. When the country needs to create businesses that take full advantage of peoples’ capabilities, improve its image and contribute to economic growth, the implementation of University Housing Accommodation, offering quality, differentiated and value-added services shows up as a good business opportunity.

Data

14-abr-2016

Palavras-chave

Inovação
Innovation
Business plan
Plano de negócios
Experience
Experiência
Alojamento universitário
University housing accommodation

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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