Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Identidade em pixels: a fotografia e a apresentação do eu no Instagram

Autor
Silva, Ana Cristina Kamburova da
Resumo
pt
Com o advento das novas plataformas digitais de comunicação em rede, a internet tem explodido de imagens. Reflexo disso é a adesão à rede social de partilha de conteúdos imagéticos Instagram. Atenta ao impacto da imagem no atual contexto comunicacional, a presente dissertação procura dar conta do papel da fotografia no modo como os indivíduos constroem a sua identidade e se autoapresentam em contexto online, especificamente através das fotografias que publicam na rede social Instagram. A análise de conteúdo de um total de dezasseis imagens procura apreender as especificidades, as estratégias e a simbologia por detrás de cada fotografia que o indivíduo partilha com o outro. Por sua vez, a seleção das imagens analisadas foi feita pelos próprios sujeitos envolvidos no estudo de caso, quando previamente inquiridos por via da técnica do inquérito por questionário, onde foi sugerida a eleição de quatro fotografias que, na sua opinião, melhor apresentam a sua identidade na rede online. De forma a ir ao encontro de uma melhor compreensão da apresentação do indivíduo nesta rede social, as principais características do Instagram tidas em consideração passam pela esteticização da imagem, a partilha, a instantaneidade e a espontaneidade.
en
With the advent of new digital web communication platforms, Internet has been exploding with images. A simple reflexion of that is the accession to the social network of image sharing – Instagram. Regarding the impact that images have in the current communication context, the following dissertation seeks to approach the role of photography in the way individuals create and present their identity in the online context, specifically through image sharing on Instagram. The content analysis of sixteen images aims to reach a conclusion about the specificity, the strategies and symbology behind each photo shared on the online platform. Furthermore, the selection of the pictures under analysis was made by each individual involved in the case study, as they were previously subjected to inquiry. In this process, it was suggested that each person chose four pictures that, according to their point of view, showed their identity in this online platform. In order to fully understand the way each individual presents him/herself in this social network, the main Instagram features taken into consideration were the image aesthetics, the sharing process, the immediacy and spontaneity of contents.

Data

02-mar-2016

Palavras-chave

Identidade
Identity
Cultura digital
Digital culture
Fotografia
Photography
Self-presentation
Rede social online
Instagram
Autoapresentação,
Partilha de imagens
Análise de conteúdo de imagem
Image sharing
Social networking,
Image content analysis

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo