Título
ROOM4U: alojamento para estudantes
Autor
Nóbrega, Ana Raquel Travassos Ribeiro
Resumo
pt
O presente trabalho tem como principal objectivo elaborar um plano de negócios
empreendedor e avaliar a sua viabilidade financeira, para a implementação de uma empresa
prestadora de serviços de gestão e promoção de alojamento para estudantes. Esta
direccionará a sua oferta com serviços tanto para estudantes como para proprietários de
apartamentos vagos e disponíveis para arrendar.
Com o movimento constante de estudantes todos os anos e jovens em início de carreira,
mais do que a disponibilização de uma base de dados real, actualizada e interactiva,
pretende-se disponibilizar uma oferta mais abrangente de serviços, onde a oferta e a procura
deixam de se preocupar com necessidades acessórias à principal. Por um lado, a procura
apenas tem de se preocupar em escolher, instalar-se e pagar e, por outro lado, a oferta não
tem de se preocupar com a divulgação, com os pagamentos, ou mesmo com a ocupação dos
quartos.
Iniciou-se trabalho com uma análise teórica dos conceitos envolvidos, bem como ao estado
de arte do sector hoteleiro e sector imobiliário em Portugal, passando por uma análise
exaustiva ao meio envolvente externo e caracterização da envolvente interna à empresa,
culminando numa análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats).
Posteriormente foram delineados os respectivos caminhos estratégicos, terminando com a
definição do plano estratégico de marketing e determinação do plano financeiro para se
efectuar a avaliação à viabilidade de implementação.
en
This work has as main objective the development of an entrepreneur business plan and
evaluates its financial viability, for the implementation of a company that will provide the
promotion and management services of student accommodation. The company will target
its offer for both students and for owners of apartments vacant and available for rent.
With the constant movement of students and young people every year in the beginning of
his career, more than the provision of a real database, updated and interactive, it is intended
to provide a more embracing offering of services, where supply and demand no longer have
to worry about accessory needs. On the one hand, demand only has to worry about
choosing, installing and pay up, and on the other hand, the offer does not have to worry
about the disclosure, payments or with the rooms occupancy.
This work began with a theoretical analysis of the concepts involved and the state-of-art of
the hotel and real estate sector in Portugal, through a comprehensive analysis to
characterize the external environment and internal environment of the company,
culminating in a SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) analysis. Later
were outlined its strategic paths, ending with the definition of the strategic marketing plan
and determining the financial plan to undertake an evaluation of the feasibility of
implementation.