Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Análise estratégica e inovação: caso Servilusa

Autor
Kayseller, Susana Gomes
Resumo
pt
Nos últimos anos, o sector funerário Português tem sofrido algumas evoluções, no sentido de melhorar o serviço prestado ao cliente. São muitas as empresas a operar a nível nacional, mas apenas uma detém a maior parte da quota de mercado, a Servilusa. Desde o início da sua actividade (2001), que a empresa tem sido impulsionadora das alterações que o sector funerário tem vindo a assistir. Deste modo, tem realizado um trabalho notável, com uma aposta ao nível da inovação de serviços e na criação de modernos complexos funerários, que permitem alargar a rede existente de fornos crematórios em Portugal. O desenvolvimento do sector funerário, a “luta” para a actualização da legislação existente e a formação profissional certificada, estiveram na origem da criação da Associação Portuguesa dos Profissionais do Sector Funerário (APPSF) e da Escola dos Profissionais do Sector Funerário, pela Servilusa. O objectivo da elaboração deste Caso Pedagógico, é dar uma visão do actual sector funerário em Portugal, da prática de inovação e da estratégia adoptada pela Servilusa. A sua resolução vai permitir ao público-alvo, adquirir conhecimentos ao nível da Inovação e da Estratégia Empresarial, bem como a prática da utilização das ferramentas de análise estratégica. O Caso encontra-se dividido em duas partes: na primeira parte é feita uma descrição e um enquadramento do sector funerário e do modo de actuação da Servilusa. Na segunda parte é efectuada uma análise estratégica, com o objectivo de analisar a perspectiva futura e qual a estratégia que a empresa deverá optar por seguir.
en
In the last years, the Portuguese funerary sector has undergone some changes in order to improve customer service. There are many companies operating in Portugal, but one of them holds the largest market share, Servilusa. Since the beginning of its activity (2001), the company has been driving the changes in the funerary sector. It has been doing a remarkable job, with a strong focus on innovation in services and in the creation of modern funerary complex, which permitted the expansion of the existing network of crematoria in Portugal. The development of the funerary sector, the "fight" for updating existing legislation and professional training, led to the creation of the Portuguese Association of Funeral Professionals (APPSF) and the School of Funerary Professionals by Servilusa. The purpose of writing this Case Study is to give an overview of the current funeral industry in Portugal, the practice of innovation and business strategy adopted by Servilusa. Solving this case study will allow its target audience to acquire new knowledge in the Innovation and Business Strategy, as well as practice the tools for strategic analysis. This case study is divided in two parts: the first part is a framework of the funeral sector and a description of the Servilusa business. The second part is composed by a strategic analysis. The aim is to analyse the future and indicate which strategy the company should follow.

Data

19-fev-2013

Palavras-chave

Estratégia
Strategy
Inovação
Innovation
Servilusa
Responsabilidade social
Social responsibility

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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