Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

Especialização comercial e concorrência: um contributo metodológico

Autor
Lopes, Vânia Isabel Vieira
Resumo
pt
A concorrência comercial é um fenómeno altamente estudado pela literatura económica. Contudo, a grande maioria dos estudos aborda esta questão apenas sob a perspetiva da concorrência comercial existente entre um par de países num dado mercado ou espaço comercial. Esta dissertação surge com o objetivo de propor cinco perspetivas complementares de análise da concorrência comercial, bem como a introdução de indicadores para as captar. Assim, serão desenvolvidas seis perspetivas: (1) Concorrência existente entre um par de países num dado mercado (perspetiva tradicional); (2) Concorrência existente entre dois países em todos os mercados; (3) Concorrência que um país enfrenta num dado mercado; (4) Concorrência que um país enfrenta em todos os mercados; (5) Concorrência existente entre todos os países num dado mercado; (6) Concorrência existente entre todos os países em todos os mercados. As perspetivas podem ser aplicadas a qualquer indicador de concorrência comercial. Nesta dissertação optou-se pela sua aplicação a seis indicadores alternativos que abrangem dimensões diferentes da concorrência comercial. O primeiro indicador corresponde ao Índice de Krugman modificado, que tem em conta a semelhança existente entre o peso de cada setor na estrutura de exportação de dois países; o segundo e terceiro indicador incorporam tanto os pesos setoriais como a similitude inter-setorial existente entre o par; o quarto indicador, para além dos pesos setoriais, abarca a similitude intra-setorial (gamas de qualidade); e por fim, o quinto e sexto indicador englobam em si as três dimensões (pesos setoriais, dimensão inter-setorial e dimensão intra-setorial). Deste modo, tendo como fonte os dados fornecidos pelo Eurostat, é realizado um estudo empírico onde se aplica cada uma das perspetivas e indicadores de concorrência comercial, aos fluxos de exportação realizados pelos BRICS para os estados-membros da UE.
en
Trade competition is a phenomenon highly studied in the economic literature. However, the great majority of studies addresses this issue only in the perspective of trade competition between a pair of countries in one market. This study appears with the aim of proposing five new perspectives of trade competition and the introduction of indicators to measure them. Thus, six perspectives will be developed: (1) Competition between two countries in one market (traditional perspective); (2) Competition between two countries in all the markets; (3) Competition that a country faces in one market; (4) Competition that a country faces in all markets; (5) Competition among all countries in one market; (6) Competition between all countries in all markets. The perspectives can be applied to all trade competition indicators. In this dissertation we apply each perspective to six trade competition indicators that incorporate different dimensions of trade competition. The first indicator is the modified Krugman Index that measures the similarity between the share of each sector in two export structures; the second and third indicators include the dimensions of sectoral weights and inter-sectoral similarity; the fourth indicator, in addition to sectoral weights also incorporates the intra-sectoral similarity (quality ranges); finally the fifth and sixth indicators embrace all the three dimensions (sectoral weights, inter-sectoral dimension, and intra-sectoral dimension). Thus, with the data provided by Eurostat, is conducted an empirical study which applies each of the perspectives and indicators of trade competition to the export flows between the BRICS and the members of European Union.

Data

13-fev-2014

Palavras-chave

Especialização
Specialization
Indicators
Comercial
Commercial
Similitude
Similarity
Indicadores económicos
Concorrência -- Competition

Acesso

Acesso livre

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