Título
Estratégias de internacionalização de médias empresas Portuguesas durante a crise 2007-2012: Uma abordagem pelo método caso de estudo
Autor
Martins, Paulo Salvador Cocco
Resumo
pt
Para a dinamização da economia é frequentemente identificado como determinante o
papel das PME, sendo reconhecidas as diversas limitações e potencialidades decorrentes
da sua pequena dimensão, adaptabilidade e inovação.No entanto existem poucos
estudos sobre as empresas de média dimensão. O mesmo se aplica no domínio das
teorias de internacionalização das empresas. O presente estudo pretende compreender e
relacionar as estratégias empresariais e as teoriasde internacionalização em que se
enquadram as empresas de média dimensão com capitalmaioritariamente nacional e
com sucesso internacional num período de crise – 2007-2012. Para esse efeito foi
efetuado um estudo de casos múltiplos junto de empresas selecionadas.
As principais conclusões permitem afirmar que o sucesso foi construído com base numa
estratégia clara de orientação para o mercado, aproveitando a flexibilidade de
ajustamento pela dimensão que têm, gerando confiança junto dos clientes e
incorporando como competências as capacidades que vão adquirindo pela experiência e
pelo estabelecimento de parcerias.
Foram ainda propostas lições para a gestão e efetuada uma proposta para uma teoria
integrada da internacionalização das PME com cinco componentes: Liderança,
Recursos, Competências, Proposta de Valor e Gestão Estratégica Empresarial.
en
To stimulate the economy is very often identified the role of SMEs and are recognized
the diverse limitations and potentials arising fromtheir small size. The same is applied
in the field of theories of internationalization. This study aims to understand and relate
business strategies and internationalization theories that fit the medium-sized
Portuguese enterprises with equity capital mainly national with international success in
a period of economic crisis - 2007-2012. For this purpose, a study was conducted with
multiple cases of selected companies.
The main findings have revealed that success was built on a clear strategy of market
orientation, taking advantage of the flexibility ofadjusting the size they have,
generating confidence among customers and incorporating the capabilities and skills
they acquire through experience and establishment of partnerships.
Lessons are proposed for the management and a proposal was made for an integrated
theory of internationalization of SMEs with five components: Leadership, Resources,
Competencies, Value Proposition and Business Strategic Management.