Título
Business plan of a rural hotel in the country of Sertã "Hotel do Rio"
Autor
Marçal, Ana Catarina da Silva
Resumo
pt
O turismo é um fenómeno multidimensional e tornou-se num dos sectores de atividade mais
importante de todo o mundo, apresentando uma relevância especial para o desenvolvimento
económico de um país.
Sendo um produto turístico em pleno desenvolvimento, o turismo rural procura aspetos
simples e autênticos combinando serviços com atividades enriquecedoras, sem o transformar
num turismo convencional, onde as especificações de cada destino refletem os drivers
potenciadores de cada região.
O objetivo deste projeto é criar um hotel rural – Hotel do Rio – através da reabilitação de um
edifício já existente, a fim de superar a falta de alojamento existente no concelho da Sertã.
Deste modo, este projeto baseia-se na preservação local e identidade regional, no uso
sustentável dos recursos naturais e na valorização dos produtos regionais, realçando o turismo
rural na região e contribuindo para o desenvolvimento sustentável d o município da Sertã.
A metodologia adotada teve em vista a criação de um plano de negócios, numa linha
condutora coerente que incluiu um resumo, os objetivos e a identificação dos fatores chaves
de sucesso. Além disso, englobou uma boa análise do mercado e do sector e uma definição do
target, produto e marketing-mix, seguida de uma completa análise financeira para avaliar e
sustentar corretamente o projeto.
Os resultados obtidos revelam que o projeto de investimento é economicamente viável,
apresentando um VAL positivo de 95.439,55 Euros, uma TIR de 17,62% e um payback
period de 12 anos.
en
Tourism is a multidimensional phenomenon and has become one of the most important
business sectors all over the world, presenting a particular relevance for the economic
development of a country.
As a tourist product in full development , rural tourism seeks simple and authentic experiences
by combining services with enriching activities without turning it into conventional tourism,
where the specifications of each destination reflect the enhancer drivers of each region.
The aim of the project is to create a rural hotel – Hotel do Rio - through the rehabilitation of
an existing building in order to overcome the lack of accommodation that exists in the county
of Sertã. Thus, this project is based on the local preservation and regional identity, the
sustainable use of the natural resources and the valuation of its local products, enhancing the
rural tourism in the region and contributing for the sustainable development of Sertã.
The adopted methodology was based on the creation of a business plan, presenting its
essential line which included an executive summary, objectives and identification of the key
factor for the project to be successful. Besides, it encompassed a good market and business
analysis, a definition of the target and its marketing-mix, followed by a complete financial
analysis to properly evaluate and sustain the project.
The results have shown that the proposed investment project is economically viable,
presenting a positive VAL of 95,439.55 Euros, a TIR of 17.62% and payback period of 12
years.