Título
Sistema de transporte público urbano: Análises de modelos da qualidade na visão de gestores e usuários de ônibus da região metropolitana de Belém-RMB no estado do Pará-Brasil
Autor
Chaves, Jadson Fenandes
Resumo
pt
Este estudo de relevância na área do transporte público na modalidade ônibus
analisa a satisfação de usuários e gestores quanto à qualidade nos serviços de transporte
ofertada na área urbana da Região Metropolitana de Belém (RMB), no Estado do Pará-
Brasil, sob a ótica desses atores.
Ao longo do trabalho é realizada a revisão de conceitos da qualidade em
diversos aspectos, como: evolução, serviços, serviços nos transportes, comportamento
do consumidor, processos da qualidade, entre outros. Ainda, o estudo analisa a estrutura
do transporte público na RMB.
No que tange ao aspecto metodológico, foram realizadas duas pesquisas de
campo que mostraram os índices de satisfação dos usuários e gestores, onde na visão
dos usuários foram descritos níveis não aceitáveis, que quando comparado a média geral
obteve 54,81% de insatisfação e contrastando com o índice na visão dos gestores que
ficou com 66,74% de satisfação.
A definição para a construção dos modelos dos diversos GAP´s existentes foi
baseada em 27 variáveis que traduzem os aspectos da qualidade mais intrínsecos no
âmbito do transporte público urbano. Como resultado final, foram criados dois modelos
globais gerais através da técnica chamada Análise de Componentes Principais-ACP,
demonstrada através dos escores obtidos aos níveis da qualidade percebida tanto pela
população, quanto pelos gestores. Dessa forma, os resultados podem servir como
ferramentas de gestão, controle e planejamento para ações voltadas para o transporte
público, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços de transporte ofertados
para a população da RMB.
en
This relevant study in the area of public transport, bus kind, analyses the of users
and managers regarding the quality in transport services offered to the urban area of
Belém Metropolitan Region (BMR), in State of Pará, Brazil, on the view of those
actors.
Throughout the paper is made a revision of quality concepts in several aspects,
such as: evolution, services, transport services, behavior of consumers, quality
processes, among others. Furthermore, the study analyses the public transport structure
in BMR.
As regards the methodological aspect, two field works have been done, which
have showed the rates of satisfaction from users and managers, which have described
non - acceptable levels for the users, as - in comparison with the overall average - they
have reached the 54,81% dissatisfaction, in contrast to the rate of managers, that has
been in 66,74% satisfaction.
The definition for the models construction of the various existing GAP´s has been
based on 27 variables that translate the most intrinsic quality aspects within the scope of
the urban public transport. As a final result, it has been created two global, general
models through the technique named Analysis of Main Components – AMC - ,
displayed through the scores obtained from the quality levels realized by both the
population and the managers. In this way, the results can be useful as tools of
management, control and planning for actions related to public transport, contributing
for the improvement of the transport services quality offered to the BMR population.