Título
O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: O caso da matemática no 2º ciclo
Autor
Pinto, Ana Patrícia Sousa Pinhal e
Resumo
pt
Este estudo parte da investigação de distintas modalidades de acção pedagógica do
professor na produção de diferentes resultados escolares, com o objectivo de compreender a
importância do papel do professor no (in)sucesso escolar dos seus alunos. Assim, procedeu-se
a uma análise das condições sociais e escolares de 5 turmas de 5º ano do 2º ciclo do Ensino
Básico de uma mesma escola, definindo-se os perfis dos respectivos professores e
comparando-se diferentes resultados a Maemática, em turmas com condições escolares e
sociais semelhantes. Para tal, recolheram-se dados presentes nos registos biográficos e de
avaliação final de ano dos alunos e procedeu-se à realização de entrevistas aos professores.
Os diferentes resultados escolares obtidos indicam que, no caso da Matemática, o
(in)sucesso escolar dos alunos depende das estratégias implementadas pelo professor, da
forma como são motivados para a aprendizagem e do modo como o docente aborda os
conteúdos. Os professores que atingiram maior sucesso escolar demonstram preocupação nos
interesses dos alunos, valorizam o papel do professor na formação do aluno e as suas práticas
pedagógicas incidem no recurso do manual escolar e realização de trabalho a pares.
Em suma, o professor tem um papel crucial na produção de resultados escolares
diferenciados.
en
This study is a product of the research done to various forms of pedagogical activity of
teachers in the attainment of different school results, with the aim to understand the
importance of the role of the teacher in pupils success or failure. Thus, an analysis was done
of the educational and social conditions of five, year 5 classes (10 to 11 years old) from the
same Secondary School, taking into account the profiles of the respective teachers and
comparing the different results in Maths, in classes of similar educational and social
conditions. Therefore, data has been collected from biographical registers and evaluation of
pupils at the end of the academic year coupled with the interviews to the teachers.
The different school results obtained show that, in the case of Maths, the success or
failure of pupils depends on the strategies implemented, the way pupils are motivated to learn
and the way the teacher approaches the subject. Teachers that attained the highest the highest
school success show preoccupation with the pupil’s interest, they value the role of the teacher
in the formation of the pupil and their teaching practices focus on following the text book and
working in pairs.
In short, the teacher has crucial role in the production of differentiated school results.