Título
Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão
Autor
Afonso, Carlos Miguel
Resumo
pt
O insucesso escolar tem vindo a motivar o estudo em vários domínios das ciências
sociais, através não só da reflexão sobre o fenómeno e politicas educativas, bem como
através da construção de modelos conceptuais e explicativos do insucesso escolar. O
insucesso escolar em ambiente académico pode assumir outros contornos de
complexidade que são merecedores de estudo, o que evidencia a necessidade de
vislumbrar quais os seus principais factores.
O estudo, no qual esta tese se baseia, teve como objectivo a construção de um modelo
sócio-psicológico explicativo do sucesso escolar, bem como descortinar os principais
factores sociológicos e psicológicos do insucesso académico numa instituição de ensino
superior – o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Para isso procedeu-se à
construção de um questionário para aplicar a uma amostra de 200 alunos de dois
estabelecimentos do ensino (ESSA - Escola Superior de Saúde; ESTIG – Escola
Superior de Tecnologia e Gestão) do IPB. Após a recolha da amostra aplicaram-se os
Modelos de Regressão Linear Múltipla e de Regressão Logística, por forma a obter os
modelo sociológico, psicológico e sócio-psicológico, capazes de predizer o sucesso ou a
probabilidade de um aluno ter sucesso académico. Os resultados demonstram que em
média os alunos da ESSA e os alunos do sexo feminino têm mais sucesso académico, e
que um bom relacionamento dos alunos com os professores, um bom índice de
motivação para estudo e um bom rendimento no agregado familiar são factores chave
para o sucesso académico dos alunos.
en
School failure has motivated studies in numerous areas of social sciences, not only
through reflection on the subject and of educational policies but also through the
construction of conceptual models of explanation of academic failure. Academic failure
in an academic environment can bring some complexity that is worth studying, in order
to find the main causes.
This study aims to construct a socio-psychological model to explain academic failure, as
well as to specify the main sociological and psychological causes of academic failure in
a university environment - the Instituto Politécnico of Bragança. To achieve this goal, a
questionnaire was applied to a sample of 200 students in two different schools (ESSA -Escola Superior de Saúde; ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão).
Multiple linear regression and a logistic regression models were applied in order to find
the main predictors of the academic success as well as the most important variables to
predict the probability of a student having academic success. The results showed that,
on average, the students from ESSA and the female students had more academic success,
and that a good relationship between students and teachers, a high motivation to study
and a higher family aggregate income are key factors for the academic success of the
students.