Teses e dissertações

Mestrado
Título

Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão

Autor
Afonso, Carlos Miguel
Resumo
pt
O insucesso escolar tem vindo a motivar o estudo em vários domínios das ciências sociais, através não só da reflexão sobre o fenómeno e politicas educativas, bem como através da construção de modelos conceptuais e explicativos do insucesso escolar. O insucesso escolar em ambiente académico pode assumir outros contornos de complexidade que são merecedores de estudo, o que evidencia a necessidade de vislumbrar quais os seus principais factores. O estudo, no qual esta tese se baseia, teve como objectivo a construção de um modelo sócio-psicológico explicativo do sucesso escolar, bem como descortinar os principais factores sociológicos e psicológicos do insucesso académico numa instituição de ensino superior – o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Para isso procedeu-se à construção de um questionário para aplicar a uma amostra de 200 alunos de dois estabelecimentos do ensino (ESSA - Escola Superior de Saúde; ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPB. Após a recolha da amostra aplicaram-se os Modelos de Regressão Linear Múltipla e de Regressão Logística, por forma a obter os modelo sociológico, psicológico e sócio-psicológico, capazes de predizer o sucesso ou a probabilidade de um aluno ter sucesso académico. Os resultados demonstram que em média os alunos da ESSA e os alunos do sexo feminino têm mais sucesso académico, e que um bom relacionamento dos alunos com os professores, um bom índice de motivação para estudo e um bom rendimento no agregado familiar são factores chave para o sucesso académico dos alunos.
en
School failure has motivated studies in numerous areas of social sciences, not only through reflection on the subject and of educational policies but also through the construction of conceptual models of explanation of academic failure. Academic failure in an academic environment can bring some complexity that is worth studying, in order to find the main causes. This study aims to construct a socio-psychological model to explain academic failure, as well as to specify the main sociological and psychological causes of academic failure in a university environment - the Instituto Politécnico of Bragança. To achieve this goal, a questionnaire was applied to a sample of 200 students in two different schools (ESSA -Escola Superior de Saúde; ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão). Multiple linear regression and a logistic regression models were applied in order to find the main predictors of the academic success as well as the most important variables to predict the probability of a student having academic success. The results showed that, on average, the students from ESSA and the female students had more academic success, and that a good relationship between students and teachers, a high motivation to study and a higher family aggregate income are key factors for the academic success of the students.

Data

23-jan-2013

Palavras-chave

Estudantes
Multiple linear regression
Regressão logística
Students
Academic failure
Regressão linear múltipla
Insucesso académico
Logistic regression

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo