Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

Cultura e satisfação como suporte de eficácia organizacional: um caso de sucesso

Autor
Ferreira, Aida Palmira Passos Martins da Silva
Resumo
pt
A nível organizacional, a cultura influencia a satisfação e relaciona-se com a influência que tem no comportamento e desempenho dos colaboradores, bem como na sua produtividade, sendo que a satisfação no trabalho resulta das características do trabalho que o indivíduo executa. Partindo desta base definimos a questão de investigação para este estudo, saber: “Quais as percepções dos diferentes grupos profissionais face à cultura em que estão inseridos, a sua satisfação, e se estes servem os interesses da organização e com que eficácia. Ainda, se a gestão pode utilizar a cultura organizacional como instrumento para a implementação de mudanças dentro da organização”. Nesta lógica definiram-se como objectivos da investigação empírica, conhecer o nível de satisfação e a cultura organizacional dos diferentes grupos profissionais, correlacioná-los e perceber se influenciam a eficácia organizacional existente; identificar o nível de satisfação e as características da cultura organizacional dos diferentes grupos profissionais de actores, que influenciam a eficácia organizacional da organização em estudo. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. A população é constituída por todos os profissionais da organização em estudo, 75 colaboradores, numa amostra composta por 55 indivíduos, correspondendo a 73,33% da população alvo. Como conclusões principais destacam-se índices de satisfação bastante elevados, aliados a uma cultura organizacional centrada nas Regras e Objectivos valorizando um ambiente que enfatiza a produtividade e o desempenho, características que funcionam como critérios de eficácia e motor de desenvolvimento de uma empresa.
en
At an organizational level, culture influences the satisfaction and is related to the influence it has on the behaviour and performance of employees and their productivity, therefore job satisfaction results from the characteristics of the work the individual performs. On this base, we define the research question for this study, namely: “What are the perceptions of different professional groups, given the culture in which they live, their satisfaction, and whether they serve the interests of the organization and how effectively. Still, if the management can use the organizational culture as a tool to implement change within the organization”. In this sense were defined as main objectives of this empirical research, to assess the level of satisfaction and organizational culture of the different professional groups, correlate them and understand if they influence the existing organizational effectiveness, identify the level of satisfaction and organizational culture of the different professional groups that influence the organizational effectiveness of the organization under study. This is an exploratory and descriptive research. The population consists of all the organization professionals under study, 75 employees, in a sample of 55 individuals, representing 73.33% of the target population. As main conclusions, we highlight very high satisfaction rates, along with an organizational culture focused on rules and objectives, enhancing an environment that emphasizes productivity and performance, features that serve as criteria of efficiency for a developing company.

Data

16-nov-2012

Palavras-chave

Motivação
Motivation
Liderança
Leadership
Satisfação
Satisfaction
Cultura e clima organizacional
Organizational climate and culture

Acesso

Acesso livre

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