Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso

Autor
Jarimba, Patrícia
Resumo
pt
Com o objectivo de conhecer os motivos que levam os formandos – jovens adultos e adultos – do 1º ciclo do ensino básico recorrente a frequentarem a escola nesta altura das suas vidas; quais as suas expectativas escolares iniciais e actuais; que aspirações têm e quais as representações sociais que detêm da “escola da noite” e da educação, foi realizado um trabalho de investigação no ano lectivo de 2004/2005 em quatro escolas (cinco turmas) de dois concelhos da Região Autónoma da Madeira. A razão de se ter escolhido este tema prende-se com o facto de em Portugal serem ainda inúmeros os indivíduos que possuem baixos ou nenhuns recursos escolares, o que conduz muitas vezes a situações de exclusão social e dificuldades acrescidas perante uma sociedade letrada e um mercado de trabalho cada vez mais exigente. A modalidade de ensino em estudo possibilitou-nos encontrar o objecto empírico pretendido. No que concerne à metodologia, para a recolha de informação, recorreu-se a entrevistas de carácter semi-directivo a dezasseis formandos e à observação participante em contexto “sala de aula” e “fora da sala de aula”. Também foram utilizadas as informações fornecidas pelos formadores em entrevistas informais e dados estatísticos. Após um longo percurso de construção de um quadro teórico e análise da informação recolhida na pesquisa de terreno – sempre girando em torno de um modelo de análise em que os alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente constituem as personagens principais – foi possível estabelecer uma tipologia com as características destes alunos, designadamente os “Aprendentes”, os “Conviventes” e os “Obrigados”.
en
With the aim of knowing the reasons that take first grade trainers of retraining education – young adults and adults – to attend school in a certain time of their lives; their primary and recent school expectations; their goals and social representations of “night school” and education, a research work was undertaken during the school year 2004/2005 in four different schools (five classes) of two of Madeira`s districts. The reason why we chose this topic is due to the fact that in Portugal there is a large number of individuals that possess some or no school education whatsoever, leading many times to situations of social exclusion and growing difficulties when confronted to a lettered society and a working market that is more and more demanding. The teaching method that is in study has enabled us to find the empirical object that we were looking for. In what concerns the methodology for the information research, semi-directive interviews to sixteen trainees were made as well as observation “in” and “out of the classroom”. Information provided by the trainers in informal interviews and data was also used. After a long way of building a theoretical table and after the analysis of the researched field information – based on an analysis model in which the students build the main characters – it was possible to establish a specific typology with the features of these same students, namely the “Learners”, the “Social” and the “Had To”.

Data

13-abr-2009

Palavras-chave

Motivação
Motivation
Ilha da Madeira
Madeira Island
Representações sociais
Social representations
Educação de adultos
Adult education

Acesso

Acesso livre

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