Teses e dissertações

Mestrado
Economia e Políticas Públicas
Título

Contributo para aprofundar a análise da relação entre a certificação pelo processo RVCC e o desempenho de competências de maior complexidade laboral

Autor
Laranjo, Augusto Varela
Resumo
pt
Este estudo de investigação inscreve-se no âmbito do Reconhecimento, Validação, Certificação de Competências não formais e informais (RVCC) e tem como objectivo de análise aprofundar a reflexão sobre a relação entre a certificação pelo processo RVCC e o desempenho de competências de maior complexidade em ambiente de trabalho profissional. O suporte teórico de referências foi construído a partir da análise das resoluções da Estratégia de Lisboa e das resoluções dos Conselhos Europeus, especialmente os designados Conselhos Europeus de cada Primavera. A Estratégia de Lisboa, tem como um dos seus objectivos “tornar o espaço económico europeu mais dinâmico e competitivo do mundo, baseado no conhecimento capaz de garantir um crescimento económico sustentável, a atingir até 2010.” Este objectivo só poderá ser atingido se os Estados-Membros aderirem, em tempo útil, às directivas que apelam ao investimento em Recursos Humanos, através de Políticas de Educação e de Formação, para “a consecução dos objectivos económicos, sociais e ambientais …” No estudo empírico utilizou-se o Inquérito por Questionário dirigido a um grupo de 109 pessoas certificadas pelo processo RVCC e que trabalham na mesma Instituição. Para o tratamento e análise dos dados recolhidos, utilizou-se o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Nas conclusões apresentamos os resultados da investigação e procuramos dar um contributo para estabelecer eventuais caminhos no “mundo do trabalho” ou fora dele.
en
This paper can be inserted in the scope of action of the Recognition, Validation and Certification of formal or informal Capacities (RVCC) and it has as an object of analysis a deep reflection on the relation between the certification given by the RVCC process and the fulfilment of more complex capacities in a professional work environment. The theoretical support in terms of references was created based on a group of resolutions defined in the Strategy of Lisbon and on another group related to the European Councils, especially the “so-called” Spring European Councils. The Strategy of Lisbon established as a main objective “making the European Economic Area the most dynamic and competitive space in the World, based on know-how and technology in order to ensure a sustainable economic growth, before 2010”. This goal can only be fulfilled if the Member States decide to adopt in due time the directives that plead for the investment in Human Resources, applying Educational and Formative Policies, in order to “accomplish the economic, social and environmental objectives...“. In what concerns the empiric work it was used an inquiry based on a Questionnaire sent to a group of 109 people certified by the RVCC process and working in the same Institute. In order to handle and analyse the received data the SPSS tool (Statistical Package for Social Sciences) was used. In the conclusions we introduce the results of our research and try to set up a contribution to define new ways of action inside or outside the “labour world”.

Data

31-out-2012

Palavras-chave

Conhecimento
Formação profissional
Knowledge
Performance
Human resources
Desenvolvimento económico
Educação
Education
Aprendizagem ao longo da vida
Lifelong learning
Estratégia de Lisboa
Certificação
Certification
Qualificação
Qualification
Recursos humanos
Desempenho de competências
Problemática
Strategy of Lisbon
Professional graduation
Economical development
Problems raised by the topic

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo