Título
Governação das tecnologias de informação: modelo de interacção em projectos de sistemas de informação na Administração Pública. Estudo De Caso
Autor
Cordeiro, João Pedro Vieira
Resumo
pt
O presente estudo aborda a Governação das tecnologias de informação (TI) como uma
necessidade de alinhamento estratégico ao negócio, abordando a temática da gestão da
procura ou gestão de pedidos de clientes, de desenvolvimento de projectos em sistemas de
informação (SI) como meio de produzir esse alinhamento entre os processos de negócio e as
TI, cobrindo a área entre as necessidades do negócio e o potencial das tecnologias de
informação.
Vai incidir sobre duas entidades inseridas no sector público português da Administração
Directa do Estado, no relacionamento de serviços prestados no âmbito das TI, sendo que uma
se insere na área de TI, tendo como missão o apoio da outra no domínio dos SI e TI.
A problemática surge deste relacionamento inter-organizacional na Governação das TI,
demonstrando uma deficiência de alinhamento da informação dos pedidos efectuados pela
área de negócio à área de TI, sendo deficitário na sua gestão.
Neste âmbito, tentaremos perceber o modelo de interacção existente, analisar a metodologia
interna, identificar um referencial de boas práticas para esta área temática (v.g.: PMI,
PMBOK, CMMI, gestão de requisitos e da procura), verificar e analisar no mercado a
adopção das boas práticas, por outro tipo de entidades, de modo a definir um modelo de
interacção na gestão de pedidos no processo de desenvolvimento de SI, na óptica do cliente.
Para tal, apresentamos um estudo de caso múltiplo ou composto, analisando e sintetizando,
numa tabela comparativa, três casos. Finaliza-se com uma súmula de conclusões que tendem
a expressar a ligação entre os referenciais teóricos e o estudo de caso múltiplo.
Apresentamos os resultados obtidos e concluímos com o modelo que aborda a gestão dos
pedidos na óptica do cliente. Identificam-se os pontos em que existe interacção no âmbito do
desenvolvimento de SI, acrescendo a gestão de responsabilidades (v.g.: aprovações,
verificações, validações), reflectindo os estados de evolução do projecto ao longo do ciclo de
vida do pedido, e à gestão da documentação gerada durante todo o processo, culminado na
rastreabilidade do pedido e do projecto.
Finalizamos este trabalho na expectativa de que este estudo possa contribuir para documentar,
com um estudo de caso, para esta importante área temática da Governação das TI.
en
The study examines the IT Governance as a need for strategic alignment to business,
addressing the issue of demand management or management of customer orders, development
of projects in information systems (IS) as a means of produce that alignment between
business processes and IT, covering the area between the business needs and potential of
information technologies.
Will focus on two entities included in the Portuguese public sector Direct Administration of
the State, the relationship of services within the IT, with a fall in the IT field, with the support
of another mission in the field of IS and IT.
The problem arises from this inter-organizational relationship in IT Governance,
demonstrating a failure of alignment of information requests made by business area for IT,
being deficient in its management.
In this context, we attempt to understand the interplay model to analyze the internal
methodology to identify a framework of good practice for this subject area (eg, PMI,
PMBOK, CMMI requirements management and demand), verifying and analyzing market
adoption good practices for other entities in order to define a model of interaction in order
management in the development process of SI, in view of the client.
We presented a case study of multiple or compound, analyzing and synthesizing, in a
comparative table, three cases. Ends with a summary of conclusions that tend to express the
connection between the theoretical and the multiple case study.
We present the results and conclude with a model that addresses the management of requests
in view of the client. Identify the points where there is interaction in the development of SI,
adding to management responsibilities (e.g. approvals, verifications, validations), reflecting
the state of progress of the project throughout the lifecycle of the application, and
management documentation generated during the entire process, culminating in the
traceability of the application and project.
We conclude this work in the hope that this study can contribute to document, through a case
study for this important subject area of IT Governance and IT demand management.