Teses e dissertações

Mestrado
Antropologia
Título

Comércio étnico: O aspecto humano para lá da vantagem económica

Autor
Cardoso, João Paulo Gomes Faria Real
Resumo
pt
Em Portugal, país habituado a ―exportar‖ emigrantes, nas últimas décadas notou-se uma inversão no saldo desse fluxo migratório, resultando num país de acolhimento. Consequentemente, é notória a alteração da matriz social portuguesa, cujo quadro tem vindo a sofrer uma profunda reestruturação da organização étnica e cultural, tanto nos grandes centros urbanos como em zonas mais periféricas e suburbanas, onde se regista uma forte fixação de imigrantes de várias origens. Existe, assim, uma nova configuração social que representa um novo desafio político e social e requer, tanto da parte dos órgãos oficiais como da população autóctone, uma adaptação a uma nova realidade e uma gestão que se coadune com esta nova matriz étnica e culturalmente diversificada. Neste artigo procurarei abordar vidas de imigrantes sob o tema do empreendedorismo étnico, não valorizando sobremaneira o aspecto económico mas sim a sua vertente mais humana. Que outra função pode ser reconhecida a estes locais, para lá da prática económica? O que representa, para um imigrante, ter perto de si um local que fala a sua língua e com o qual ele se identifica? O que simbolizam estes espaços decorados de forma inequívoca quanto à origem que representam e à qual apelam? Que serviço, ainda que inconsciente, prestam aos seus co-étnicos, face a uma integração e inclusão ―saudáveis‖? Mais do que uma pretensão conclusiva, procuro aqui relançar um olhar mais prático que instigue ao debate sobre a real importância destes locais face às necessidades de incremento de uma sociedade cada vez mais inclusiva e multicultural.
en
In Portugal, a country inured to "export" emigrants, in recent decades a reversal in the balance of the migratory flow has been noted, resulting in a host country. Consequently, it is remarkable the amendment to the Portuguese social pattern, which has been suffering a thorough restructuring of ethnic and cultural organization, both in urban centres and suburban areas, where there is a strong settling of various origins immigrants. Therefore, there is a new social configuration that represents a new political and social challenge and requires, both on the part of the official organs and of the indigenous population, an adaptation to a new reality and management that is consistent with this new matrix ethnically and culturally diverse. In this article, I will address lives of immigrants beneath the theme of ethnical entrepreneurship, not valuing greatly the economic aspect but its ―human side‖. What another function may be recognized to these places, beyond the economic practice? What represents, for an immigrant, to have a place nearby which speaks his language and with which he identifies himself? What symbolize these spaces, decorated undoubtedly regarding the origin which they represent and which they seem to call? What kind of service, even unconscious, this places and its owners provide to their co-ethnic, toward a "healthy‖ integration and inclusion? More than achieve to be conclusive, I try here to settle a practical perspective to instigate the debate on the real importance of these places facing the needs of a forever more inclusive and multicultural society.

Data

02-nov-2012

Palavras-chave

Identidade
Identity
Imigração
Immigration
Integration
Integração
Comércio étnico
Ethnical trade
Cultura -- Culture

Acesso

Acesso livre

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