Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Project for a social venture start-up

Autor
Coragem, Maria Paula de Castanheira
Resumo
pt
O nível de educação de uma população tem sido largamente aceite, nas sociedades contemporâneas, como um instrumento fundamental na definição da competitividade e progresso de um país. Portugal tem um dos mais elevados níveis de abandono escolar da União Europeia e níveis de escolaridade abaixo da média dos países da OCDE, o que explica, em parte, a sua desvantagem competitiva. Uma forma de a reduzir passará pela promoção de uma intervenção integrada, intensiva e duradoura, e de elevada qualidade na infância e adolescência, de modo a desenvolver o seu potencial e motivação para estudar. As Actividades de Tempos Livres podem desempenhar um papel preponderante, libertando crianças de risco do ciclo de pobreza que enfrentam. O presente trabalho visa a criação de uma organização sem fins lucrativos, desenvolvendo uma metodologia que assenta num instrumento analítico designado Retorno Social do Investimento, que se traduz num modelo quantitativo que avalia os benefícios que este projecto terá em 4 bairros sociais residentes no concelho de Oeiras. Um mapa denominado “Teoria da Mudança” foi elaborado, com indicadores de benefícios que o programa trará às comunidades, tendo sido calculado um retorno aproximado de 3 € por cada 1 € investido neste projecto. Importantes indicadores obtidos são: a melhoria de relacionamentos nas famílias, redução de faltas escolares, comunidades mais seguras, crianças com melhores competências para a vida e hábitos de estudo, redução de dependência de drogas.
en
The education level of population is widely accepted in contemporary societies, as a fundamental tool in defining competitiveness and progress of a country. Portugal has one of the highest early school leaving rates in the EU and an educational attainment level well below the average of OECD countries, which explains part of its economical disadvantage. A way to reduce it passes to promote integrated intensive, long-lasting, high-quality early childhood and youth interventions to develop their potential and motivation to proceeding further studies. After-school programs could play a vital role in helping to break the cycle of poverty that at-risk children are living in. This paper aims the creation of a nonprofit organization, developing a methodology on an analytical tool called Social-Return-on-Investment (SROI), which is a quantitative framework that measures the value of the benefits that after-school programs will take in 4 low-income Portuguese communities. A “Theory of Change” map of outcomes was created with the social benefits appointed to those communities and it was calculated a return near 3 € for every 1 € invested in this project. Important indicators of change that the framework shows are: improved relationships in the family of participants, volunteer work, truancy reduced, communities more safety, economical benefits for local governments, kids with better skills for life and habits of study, reduced substance use rates among teens.

Data

19-abr-2012

Palavras-chave

Third sector
Terceiro sector
Social return on investment
Out-of-school time programs
At-risk children
Retorno social do investimento
Crianças de risco
Atividade de tempo livre

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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