Título
Do credit scoring ao profit scoring: Um modelo integrado de apoio à decisão numa instituição de crédito ao consumo
Autor
Marques, Ana Sofia Bico
Resumo
pt
Esta dissertação tem como objectivo contribuir para uma reflexão sobre a pertinência da
integração entre a modelação da rentabilidade individual de cliente e a segmentação de
portfolios de retalho, exigida pelo método IRB para cálculo do capital necessário para a
cobertura de perdas associadas ao risco de crédito, no âmbito do crédito ao consumo.
O trabalho propõe um modelo de estimação da rentabilidade individual de cliente
recorrendo à regressão linear múltipla e testa depois a segmentação de um portfolio que
integre as estimativas do modelo anterior, tendo em conta a discriminação de diferentes
níveis de risco observado em cada segmento. Os resultados empíricos baseiam-se em
dados do portfolio de cartões de pagamento privativos de uma grande instituição
financeira de crédito ao consumo.
Abordam-se aqui duas temáticas muito actuais da investigação aplicada à área do
crédito ao consumo: a modelação do risco de crédito, uma das aplicações mais bem
sucedidas de conceitos da estatística e da investigação operacional com impactos
notórios ao nível do processo da atribuição de crédito, e a modelação da rentabilidade,
que representa um foco de crescente interesse das instituições financeiras, cada vez mais
preocupadas com a optimização da sua relação com os clientes. O Acordo de Basileia II
assume-se neste contexto como um catalisador da mudança de paradigma, transportando
consigo uma oportunidade para revisão de estratégias transversais às instituições.
en
This thesis aims at contributing to the discussion on the relevance of an integrated
approach of the modelling of individual customer profitability and the segmentation of
retail portfolios, as required by the IRB approach, in order to calculate the capital
needed to cover losses related to consumer credit risk.
In the study we propose a model for estimating the profitability of individual customers
using multiple linear regression and we test the segmentation of a portfolio that includes
the estimates of the previous model, given the discrimination of different levels of risk
observed in each segment. Empirical results are supported by a store card data set from
a large financial institution for consumer credit.
The thesis addresses two important subjects of applied research in the field of consumer
credit: credit risk modelling, one of the most successful applications of concepts of
statistics and operational research with notable impacts in terms of the credit decision
process, and profitability modelling, which represents a new focus of interest for
financial institutions, increasingly worried about the optimisation of their relationship
with customers. Basel II stands in this context as a catalyst for a paradigm shift,
carrying with it an opportunity for review of cross-cutting strategies to institutions.