Título
Uma abordagem da sustentabilidade na instituição financeira no Brasil
Autor
Rosa, Daniela Cardoso de Aguiar da
Resumo
pt
A preocupação corporativa com a sustentabilidade das pessoas, do planeta e dos lucros
trouxe às instituições financeiras um novo modelo de negócio, ganhando cada vez mais
atenção por parte dos diversos grupos de interesse, tais como investidores, mídia,
clientes e sociedade civil. Todavia, para que os aspectos sociais e ambientais estejam
efetivamente integrados na missão, estratégias e objetivos das instituições, é necessário
que eles estejam sustentados por uma justificativa de negócio, sem a qual essa
integração se torna vulnerável não só às mudanças na gestão administrativa, como às
variações de ordem econômica e mudanças nas prioridades das empresas. Através das
informações públicas disponibilizadas pelas instituições financeiras, o presente trabalho
buscou analisar qual a relação existente entre as informações referentes às suas
iniciativas socioambientais e o seu desempenho financeiro. Corroborando estudos já
realizados, os resultados mostraram que, em grande parte das empresas pesquisadas, as
informações divulgadas ainda associam muito pouco a prática de sustentabilidade ao
desempenho financeiro das organizações.
en
The corporate concern with the sustainability of people, planet and profits brought to
the financial institutions a new business model, getting even more attention from many
interest groups, such as investors, midia, customers and the civil society. However, in
order for the social and enviromental aspects to be effectively integrated in the mission,
strategies and objectives of the institutions, it is necessary that they are supported by a
business reason, without which this integration becomes vulnerable not only to the
changes in management practices, but also to the variations in the economic order and
changes in the company's priorities. Through the public information made available by
the financial institutions, this work seeks to analyze the relationship that exists between
the information about their socioenviromental iniciatives and their financial
performance. Corroborating studies already carried out, the results showed that, in most
of the companies examined, the information released still associate very little to the
practice of sustainability of the organizations' financial performance.