Teses e dissertações

Mestrado
Título

Projecto de desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade de um operador logístico

Autor
Quintas, Inês Tavares
Resumo
pt
Actualmente a gestão da qualidade é uma das maiores preocupações das empresas, estejam elas voltadas para a qualidade dos produtos e/ou dos serviços. Esta abordagem assegura que todas as actividades desde a concepção, desenvolvimento e implementação do produto ou serviço, assim como os recursos que lhe estão associados são eficientes e eficazes em conformidade com os respectivos sistemas e a sua performance. Hoje em dia, os clientes reconhecem a qualidade como um atributo importante nos produtos e serviços e os fornecedores reconhecem que a qualidade pode ser um factor importante para criar a diferenciação entre os seus actuais e potenciais competidores. A garantia da qualidade é responsável por todas as actividades desde a concepção, desenvolvimento, produção, instalação, serviços e documentação. O que introduz a regra “fit for purpose” e “do it right the first time”. Esta tornou-se uma tarefa complexa, tanto mais complexa quanto os consumidores podem entender a qualidade de diferentes maneiras. A consciencialização para a qualidade e o reconhecimento da sua importância, tornou a certificação de sistemas de gestão da qualidade como uma forma de diferenciação que permite o reconhecimento no mercado. E num ambiente económico cada vez mais competitivo, qualquer factor de diferenciação constitui uma mais-valia para as empresas. Uma empresa certificada em qualidade poderá ter este factor distintivo que permite uma maior receptividade dos seus fornecedores, clientes e consumidores finais. Segundo as 5 forças de Porter, a certificação é uma barreira à entrada.
en
Currently the management of quality is a major concern of businesses, whether they are focused on the quality of products and / or services. This approach ensures that all activities from design, development and implementation of the product or service, as well as the resources that go with it are efficient and effective in accordance with their respective systems and their performance. Today, customers recognize quality as an important attribute in products and services and providers recognize that quality can be an important factor in creating the differentiation between its current and potential competitors. Quality assurance is responsible for all activities from design, development, production, installation, servicing and documentation. The rule that introduces the "fit for purpose" and "do it right the first time." This has become a complex task, much more complex as consumers can understand the quality of different ways. The awareness of the quality and recognition of its importance has made the certification of quality management systems a form of differentiation that allows recognition in the market. And in an economic environment increasingly competitive, any differentiation factor is an asset for companies. A company certified in quality may have this distinguishing factor that allows a greater responsiveness of their suppliers, customers and consumers. According to Porter's five forces, certification is a barrier to entry.

Data

01-abr-2011

Palavras-chave

Gestão
Management
Qualidade
Quality
Certificação
Certification
Systems
Sistemas

Acesso

Acesso livre

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