Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

A melhoria contínua como factor de competitividade empresarial

Autor
Sousa, Celso Martino Felipe de
Resumo
pt
O presente trabalho tem no seu cerne, dois grandes objectivos. Por um lado, fazer um enquadramento teórico do tema da Melhoria Contínua, demonstrando a sua importância e os seus benefícios como filosofia de gestão nas empresas, aplicada como instrumento contributivo para a eficiência dos processos e consequente aumento do nível de satisfação do cliente. Por outro lado, visa apresentar uma proposta para introdução de um modelo com enfoque na Melhoria Contínua, um Sistema de Gestão de Ideias denominado ―Central de Ideias‖, numa organização Nacional prestadora de serviços, dando a conhecer a forma de implementação e inerente alteração da cultura organizacional. Trata-se de uma temática que se mantém actual, prefigurando-se como um instrumento eficaz para fazer face aos desafios de rigor nos gastos que as organizações enfrentam nos dias de hoje. Pretende-se que no final deste trabalho o leitor fique sensibilizado para a importância da Melhoria Contínua, que conheça os impactos da sua implementação nas empresas e que através da experiência relatada possa transportar algo para a sua própria realidade. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho teve duas vertentes. A primeira, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa na Internet, de forma a possibilitar a busca de respostas objectivas às questões e problemas levantados. Esta pesquisa foi caracterizada por dados retirados de livros, revistas científicas e de sites da especialidade na Internet. Os dados retirados de fontes bibliográficas possibilitaram que o trabalho apresentasse um maior nível explicativo. A segunda vertente por seu lado, resultou de entrevistas efectuadas a empresas a actuarem em território Nacional com enfoque na Melhoria Contínua e Inovação. Esta vertente permitiu adicionar uma componente empírica ao trabalho. Após esta fase seguiu-se um processo de filtragem e selecção criteriosa da informação obtida de modo a proporcionar as condições para a elaboração de um trabalho objectivo, conciso e naturalmente sujeito à crítica.

Data

20-jul-2010

Palavras-chave

Vantagem competitiva
Criatividade
Creativity
Competitive advantage
Melhoria contínua
Ideias
Continual Improvement
Ideas

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo