Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

As competências-chave dos líderes intermédios: o exemplo de uma instituição do ensino superior privada no Brasil

Autor
Gama, Ana Raquel Barbosa
Resumo
pt
As Instituições de Ensino Superior do século XXI deverão estar cada vez mais comprometidas com a sua missão de formar profissionais diferenciados, para isso, a criação de uma cultura de valores deve ser a base de manutenção de sua rentabilidade e do seu compromisso social. A figura do líder em todos os níveis e em todas as áreas da organização viabiliza a construção da cultura organizacional com todo seu conjunto de valores, tradições, crenças, hábitos, normas, atitudes e condutas que marcam a identidade, a personalidade e o destino da instituição para atingir seus objetivos acadêmicos, econômicos e sociais. Cabe ao líder construir e manter uma cultura de trabalho eficaz, criar e promover de maneira sistemática a lealdade, a confiança entre todos os participantes da instituição de maneira que as atitudes gerem harmonia organizacional e consolidem a sinergia entre todos os escalões para incentivar o compartilhamento da visão e o compromisso com a missão institucional. Mais do que nunca as IES vêem a necessidade de captar, reter talentos e alinhar os objetivos individuais aos empresarias. A base da gestão da IES deve estar assentada em processos humanos que criam ambientes propícios a construção do conhecimento e ao desenvolvimento de competências. Neste contexto percebe-se a importância do estudo da gestão de competências para viabilizar as organizações da era do conhecimento.
en
The High Education Institutions from the XXI century should be increasingly more involved with its aim to have accomplished professionals. Thus a value culture ought to be built as the basis for both the maintenance of their profit and their social commitment. The portrait of a leader, in every level and in every field of the enterprise, smooths the path to build an organizational culture with its set of values, traditions, beliefs, habits, rules, attitude and behaviour, which highlight its identity, personality and the enterprise destiny so as to reach its academic, economical and social goals. It is for the leader to build and keep an efficient culture of work, create and promote, systematically, liability and trust among the enterprise’s personnel in a way that all this leads to an organizational harmony and strengthens partnership among all ranks so as to have vision and commitment shared with the institutional goals. Nowadays, more than ever before, the HEI see the need to capture, retain talents and fit the individual goals to the entrepreneurial ones. The basis of the HEI should be related to human processes that build suitable environments which lead to both knowledge process and skill development. Therefore one can realize the importance to study skill management so one can assist the enterprises in the knowledge era.

Data

04-mar-2009

Palavras-chave

Liderança
Leadership
Cultura organizacional
Organizational culture
Gestão de competências
Skill management

Acesso

Acesso livre

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