Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Futuros (in)certos: Trajectos de transição para a vida adulta de jovens do Concelho de Loures

Autor
Marques, Cláudia Mateus
Resumo
pt
A apresentação desta tese é determinada pela motivação sociológica em conhecer as escolhas e as expectativas de jovens do concelho de Loures, verificando-se as respectivas repercussões nos seus trajectos de transição para a vida adulta. Comparativamente à geração dos seus pais, os jovens enfrentam, hoje em dia, um conjunto de dificuldades na concretização dos seus projectos de vida, eventualmente mais complexas. Podemos considerar quatro grandes acontecimentos que marcam a transição para a condição adulta: a conclusão dos estudos; a inserção profissional; a saída de casa dos pais; e a constituição de uma nova família. O que se propõe, com esta pesquisa, é uma análise sobre as estratégias desenvolvidas por jovens de Loures para a concretização destes objectivos, e saber se os mesmos se sucedem por esta ordem. Em virtude de mercados de trabalho mais competitivos e dos constrangimentos sociais e estruturais associados, as formas como os jovens se tornam adultos multiplicam-se e tornam-se mais complexas. As imprevisbilidades profissionais manifestam-se sob a forma de contratos precários, empregos mal-remunerados e circulação frequente entre emprego/desemprego. Com as evidentes repercussões, conseguir a autonomia financeira, a estabilidade profissional e a saída de casa dos pais, tornam-se mais difíceis de concretizar, para a maior parte destes actores. Problematizando-se a influência da origem social sobre o rumo dessas trajectórias, analisam-se as práticas sociais de jovens do concelho de Loures, procurando conhecer os seus percursos de transição para a vida adulta.
en
The presentation of this thesis is determined by the sociological motivation in knowing the choices and the expectations of young people of Concelho of Loures, being able to verify the respective repercussions in their ways of transition to the adult life. Comparatively to their parents’ generation, young people face, nowadays, a set of difficulties in the concreteness of their life projects, eventually more complex. We can consider four major events which determine the transition for the adult condition: conclusion of the studies; professional insertion; moving out from parents’ house; and the constitution of a new family. What it is considered, with this research, is an analysis on the strategies developed by young people of Loures for the concreteness of these objectives, and to know if those occur in this order. In virtue of more competitive markets of work and the social constraints and structural altogether, the ways young people become adults multiply and become more complex. The professional instability is seen under the form of precarious contracts, badly-paid jobs and an often circle between job/unemployment. With the obvious repercussions to obtain financial autonomy, professional stability and moving out from parents’ house, it all becomes more difficult to achieve, for the majority of these actors. Dealing with the representation of social background on the route of those trajectories, the social behaviour of young people of concelho of Loures is analyzed, looking forward to meet their ways of transition to the adult life.

Data

12-mar-2010

Palavras-chave

Família
Family
Escola
School
Emprego
Employment
Trajectórias juvenis
Youthful trajectories

Acesso

Acesso livre

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