Título
Museus, educação e multiculturalismo: um estudo de caso
Autor
Domingues, Susana Isabel Antunes
Resumo
pt
A presente dissertação pretende contribuir para a análise das temáticas
relacionadas com os museus, educação e multiculturalismo. A partir de duas iniciativas
promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian: a exposição Looking Both Ways. Das
Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea, em 2005 e Fórum
Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2, em 2006/2007. No que toca à última
iniciativa focamo-nos no programa Transfert e no programa Jardim do Mundo.
Partindo da análise deste caso prático, foi nosso objectivo compreender de que
forma os museus abordam a questão do multiculturalismo. A exposição Looking Both
Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea focou
trabalhos de artistas africanos onde se evidenciavam as influências pessoais de cada um.
O projecto ARTAFRICA desempenhou aqui um papel fundamental. O Fórum Cultural
O Estado do Mundo - Plataforma 2 promoveu por um lado a fruição de objectos de arte
noutros espaços que não os museus – Tranfert; por outro, desenvolveu uma iniciativa
integrando elementos de grupos minoritários – Jardim do Mundo. Adicionalmente, foi
nosso objectivo reflectir sobre a pertinência de um projecto educativo neste género de
iniciativas centrando-nos na figura central do educador enquanto mediador. Analisamos
também os termos multiculturalismo e interculturalismo dentro do contexto
museológico. Por fim, concluímos que os museus do século XXI que incluem na sua
programação as temáticas do multiculturalismo parecem tender para centros culturais.
en
This thesis aims to contribute to the analysis of issues related to the museums,
education and multiculturalism. Two initiatives promoted by the Calouste Gulbenkian
Foundation were selected, the exhibition Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar.
Arte da Diáspora Africana Contemporânea, in 2005 and Fórum Cultural O Estado do
Mundo - Plataforma 2 in 2006/2007. Regarding the latest initiative, the focus was on
the Transfer and the Jardim do Mundo programs.
Starting from the analysis of this case study, our goal was to see how the museums
address the issue of multiculturalism. The exhibition Looking Both Ways. Das Esquinas
do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea was very focused on the various
influences of artists and the resulting change in the concept of art. The project
ARTAFRICA played a key role here. The Fórum Cultural O Estado do Mundo -
Plataforma 2 promoted, on one hand, the enjoyment of works of art in other areas other
than museums – Tranfert; on the other hand, has developed an initiative incorporating
elements of minority groups – Jardim do Mundo. Additionally, our goal was to think
about the relevance of an educational project in this kind of initiatives, focusing
particularly on the central figure of the educator as a mediator. We also look the
suitability of the word multiculturalism and interculturalism in this context and
conclude that the museums of the century XXI tend to cultural centers.