Teses e dissertações

Mestrado
Sociologia
Título

Públicos de arte pública: estudo da recepção de arte pública no concelho de Almada

Autor
Sequeira, Ágata Dourado
Resumo
pt
Neste trabalho de investigação pretendi concretizar dois objectivos específicos: em primeiro lugar, reflectir sobre o que é a Arte Pública e quais os processos e interacções que lhe estão subjacentes; e em segundo lugar, esboçar um quadro das percepções e representações que um conjunto de peças de arte pública exposto no concelho de Almada suscita aos cidadãos ao nível da recepção, com elas convivem diariamente nos seus trajectos pelo espaço público da cidade. O espaço público urbano é, por excelência, um plano de construção e representação identitária, em que as características históricas e sociais de uma cidade estão latentes. Deste modo, a Arte Pública apresenta francas potencialidades de aproximação da população à sua cidade, no sentido em que não somente «mobila» o espaço público como sobretudo o pontua e o torna reflexivo desses aspectos históricos e identitários. Assim, o conhecimento dos mecanismos da recepção da população a este tipo de Arte é importantes na medida em que permitem aferir os aspectos sociais e identitários que presidem à construção do espaço quotidiano do ponto de vista individual do cidadão, bem como em que medida a Arte Pública pode ter um papel de destaque na construção de um espaço público consciente da sua história, presente e futuro, e sobretudo dos cidadãos que o constróem simbolicamente. Segundo um paradigma de democracia em que a promoção de uma cidadania activa e de uma gestão socialmente consciente do espaço público são elementos-chave, acredito que os resultados desta investigação poderão introduzir novos e muito significativos elementos de reflexão.
en
In this investigation paper I aimed to fulfill two specific objectives: in the first place, reflect on what is Public Art and which are the processes and interactions that are inherent to this subject; in the second place, point out the contours of the perceptions and representations that a specific set of public art pieces within the Almada area suggests to the citizens that have a daily contact with them, throughout their use of the city’s public space. The urban public space is, by excellence, a plan of social construction and identitary representation, in which the historical and social characteristics of a city are inherent. In this way, Public Art shows real potential of setting a bridge between the population and their city, because it doesn’t only serve decorative purposes, but above all it punctuates the public space and makes it reflexive of these local historical and identitary aspects. Therefore, the awareness of the reception mechanisms of the population towards this type of art is important in the way it allows to infere which are the social and identitary aspects that preside to the symbolic construction of the daily public space, from the point of view of the individual city dweller, as well as in which sense can Public Art have a definitive role in the construction of a public space that is both aware of its history, present and future, and above all, of its citizens. Following a paradigm of democracy, where the promotion of active citizenship and a social conscious management of the public space are key-elements, I believe the results of this investigation can introduce new and very significant data.

Data

06-mar-2009

Palavras-chave

Cidadania
Citizenship
Arte pública
Recepção
Públicos
Sociologia da Arte
Public Art
Recepcion of Art
Art publics
Sociology of Art

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo