Título
Públicos de arte pública: estudo da recepção de arte pública no concelho de Almada
Autor
Sequeira, Ágata Dourado
Resumo
pt
Neste trabalho de investigação pretendi concretizar dois objectivos específicos:
em primeiro lugar, reflectir sobre o que é a Arte Pública e quais os processos e
interacções que lhe estão subjacentes; e em segundo lugar, esboçar um quadro das
percepções e representações que um conjunto de peças de arte pública exposto no
concelho de Almada suscita aos cidadãos ao nível da recepção, com elas convivem
diariamente nos seus trajectos pelo espaço público da cidade.
O espaço público urbano é, por excelência, um plano de construção e
representação identitária, em que as características históricas e sociais de uma cidade
estão latentes. Deste modo, a Arte Pública apresenta francas potencialidades de
aproximação da população à sua cidade, no sentido em que não somente «mobila» o
espaço público como sobretudo o pontua e o torna reflexivo desses aspectos históricos e
identitários. Assim, o conhecimento dos mecanismos da recepção da população a este
tipo de Arte é importantes na medida em que permitem aferir os aspectos sociais e
identitários que presidem à construção do espaço quotidiano do ponto de vista
individual do cidadão, bem como em que medida a Arte Pública pode ter um papel de
destaque na construção de um espaço público consciente da sua história, presente e
futuro, e sobretudo dos cidadãos que o constróem simbolicamente.
Segundo um paradigma de democracia em que a promoção de uma cidadania
activa e de uma gestão socialmente consciente do espaço público são elementos-chave, acredito que os resultados desta investigação poderão introduzir novos e muito
significativos elementos de reflexão.
en
In this investigation paper I aimed to fulfill two specific objectives: in the first
place, reflect on what is Public Art and which are the processes and interactions that are
inherent to this subject; in the second place, point out the contours of the perceptions
and representations that a specific set of public art pieces within the Almada area
suggests to the citizens that have a daily contact with them, throughout their use of the
city’s public space.
The urban public space is, by excellence, a plan of social construction and
identitary representation, in which the historical and social characteristics of a city are
inherent. In this way, Public Art shows real potential of setting a bridge between the
population and their city, because it doesn’t only serve decorative purposes, but above
all it punctuates the public space and makes it reflexive of these local historical and
identitary aspects. Therefore, the awareness of the reception mechanisms of the
population towards this type of art is important in the way it allows to infere which are
the social and identitary aspects that preside to the symbolic construction of the daily
public space, from the point of view of the individual city dweller, as well as in which
sense can Public Art have a definitive role in the construction of a public space that is
both aware of its history, present and future, and above all, of its citizens.
Following a paradigm of democracy, where the promotion of active citizenship
and a social conscious management of the public space are key-elements, I believe the
results of this investigation can introduce new and very significant data.