Título
Perceiving charisma through avatars and humans: The role of trust and follower personality
Autor
vom Kolke, Lea
Resumo
pt
A liderança carismática é descrita como a capacidade de comunicar de forma visionária,
emocional e baseada em valores, por meio do uso de táticas concretas de liderança carismática
verbais e não verbais. Investigação recente confirma que a integração destas táticas na
comunicação de líderes humanos aumenta a percepção do líder como carismático. Com o
crescente uso da inteligência artificial, surge a questão de saber se as táticas de liderança
carismática’s podem ser transmitidas com um efeito carismático comparável por meio de
avatares gerados por inteligência artificial. Com base na teoria do sinal, este estudo investiga
se a natureza do líder (humano versus avatar) influencia a percepção da liderança carismática,
e se essa relação é mediada pela confiança no líder e moderada pelas características de
personalidade dos seguidores. Para responder a estas questões, foi conduzido um estudo
experimental online no qual um total de 137 participantes foi distribuído aleatoriamente em
quatro condições, podendo assistir a um discurso carismático ou neutro por parte de um líder
humano ou um líder avatar. Os resultados de uma ANCOVA e de uma análise de mediação
moderada revelaram que os líderes humanos foram percebidos como significativamente mais
carismáticos e confiáveis do que os líderes avatar. A confiança mostrou-se como mediadora
parcial da relação entre a natureza do líder e a percepção da liderança carismática, enquanto
não foi encontrado nenhum efeito de moderação significativo das características de
personalidade dos followers. Os resultados são discutidos, assim como possíveis limitações e
sugestões para estudos futuros.
en
Charismatic leadership is described as the ability to communicate in a visionary, emotional and
values-based manner through the use of concrete verbal and nonverbal charismatic leadership
tactics. Current research confirms that integrating these in human leader communication
augments the perception of a leader as charismatic. With the growing use of artificial
intelligence, the question arises whether charismatic leadership tactics can be as well
transmitted with a comparable charismatic effect via artificial intelligence-generated avatars.
Drawing on signaling theory, this study investigates whether the nature of the leader (human
versus avatar) influences the perception of charismatic leadership and whether this relationship
is mediated by trust in the leader and moderated by follower personality traits. To answer these
questions, an online experimental study was conducted, and a total of 137 participants were
randomly assigned to one of four conditions, viewing either a human leader or an avatar leader
delivering a charismatic or neutral speech. The results of an ANCOVA and a moderation
mediation analysis revealed that human leaders were perceived as significantly more
charismatic and trustworthy than avatar leaders. Trust was found to partially mediate the
relationship between the nature of the leader and perceived charismatic leadership, while no
significant moderation effect was found by follower personality traits. Findings are discussed
as well as potential limitations and suggestions for future research.