Title
Valor da literacia em saúde para a gestão de uma instituição de saúde
Author
Vermelho, Daniela Filipa Lizardo
Summary
pt
A Literacia em Saúde tem-se afirmado, ao longo do tempo, como um campo de investigação
em constante evolução, com forte impacto social e económico. A sua relevância decorre da
relação direta entre a capacidade de compreender e aplicar informação em saúde e os níveis
de qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos.
Conhecer os níveis de literacia em saúde da população é, portanto, um passo crucial para
que profissionais e gestores possam conceber estratégias orientadas para melhorar a
compreensão dos cuidados em saúde e promover uma gestão mais eficiente e centrada nas
necessidades reais da população.
O objetivo deste trabalho é assim avaliar e caracterizar o grau de literacia em saúde dos
utentes da Associação Protetora de Diabéticos de Portugal, e avaliar o seu impacto na gestão
de serviços e assim desenvolver estratégias de otimização.
Foi utilizado o European Health Literacy Survey Questionnaire (HLS-EU-Q16), na versão
portuguesa, juntamente com um questionário com questões para caracterizar o perfil
sociodemográfico, os hábitos e conhecimentos de saúde dos respondentes. A amostra deste
estudo é constituída por utentes da APDP de ambos os géneros, com idades compreendidas
entre os 21 e os 93 anos, perfazendo um total de 174 indivíduos.
Os resultados obtidos indicam que a maioria dos indivíduos apresenta níveis de literacia
em saúde inadequados ou problemáticos (51,2%) e apenas 5,2% níveis excelentes. Verificouse
também uma correlação, ainda que fraca, entre o grau de escolaridade dos indivíduos e a
sua literacia em saúde.
en
Health literacy has established itself over time as a constantly evolving field of research with a
significant social and economic impact. Its relevance stems from the direct relationship
between the ability to understand and apply health information and individuals' quality of life
and well-being.
Understanding the population's health literacy levels is therefore a crucial step for
professionals and managers to design strategies aimed at improving their understanding of
healthcare and promoting more efficient management focused on the population's real needs.
The objective of this study is to assess and characterize the health literacy level of users
of the Portuguese Diabetes Protection Association, assess its impact on service management,
and develop optimization strategies.
The Portuguese version of the European Health Literacy Survey Questionnaire (HLS-EUQ16)
was used, along with a questionnaire with questions to characterize the
sociodemographic profile, habits, and health knowledge of respondents. The sample for this
study consisted of APDP users of both sexes, aged between 21 and 93, totaling 174
individuals.
The results indicate that most individuals have inadequate or problematic levels of health
literacy (51.2%), and only 5.2% have excellent levels. There was also a correlation, although
weak, between individuals' level of education and their health literacy.