Título
The effectiveness of shared leadership in virtual teams
Autor
Wanjun Zhao
Resumo
pt
Devido ao impacto da COVID-19, o rápido desenvolvimento dos ambientes digitais
transformou significativamente as operações organizacionais, com as equipas virtuais a
tornarem-se cada vez mais comuns. Estas equipas dependem da comunicação online,
representando desafios aos modelos tradicionais de liderança. A liderança partilhada, que
enfatiza a colaboração, a influência entre pares e a tomada de decisão descentralizada, tem
mostrado potencial na gestão de equipas virtuais, mas o seu impacto no desempenho da equipa
não foi suficientemente estudado e os resultados das pesquisas são inconsistentes. Este estudo
analisa a eficácia da liderança partilhada em equipas virtuais, concentrando-se em: (1) o seu
impacto na eficácia da equipa, incluindo a relação entre a distância percebida e o desempenho,
bem como os défices de informação percebidos e a satisfação; (2) os papéis mediadores da
coesão percebida e da partilha de conhecimento; e (3) o papel moderador da confiança
percebida. Com base na análise de dados de 305 funcionários de empresas globais de alta
tecnologia, os resultados indicam uma correlação negativa entre liderança partilhada e distância
percebida, bem como entre liderança partilhada e défices de informação percebidos. Além disso,
a coesão percebida medeia a relação entre liderança partilhada e distância percebida, enquanto
a partilha de conhecimento medeia a relação entre liderança partilhada e défices de informação
percebidos. No entanto, a hipótese de que a confiança percebida moderaria esta relação não foi
confirmada. Especificamente, níveis mais elevados de confiança percebida não aumentaram
significativamente o impacto negativo da coesão da equipa na distância percebida, nem o
impacto negativo da partilha de conhecimento nos défices de informação percebidos. Os
resultados sugerem que a liderança partilhada melhora o desempenho das equipas virtuais
através da coesão e da partilha de conhecimento, mas a confiança percebida não desempenha
um papel significativo na moderação deste efeito. Este estudo fornece perceções acionáveis
para a gestão de equipas virtuais e estabelece uma base teórica para futuras investigações sobre
liderança em contextos virtuais.
en
Due to COVID-19, the rapid development of digital environments has transformed
organizational operations, making virtual teams increasingly common. These teams rely
heavily on online communication, posing challenges to traditional leadership models. Shared
leadership, which emphasizes collaboration, peer influence, and decentralized decision-making,
has shown potential in managing virtual teams. However, its impact on team performance
remains underexplored, with inconsistent findings.This study investigates the inpact of shared
leadership in virtual teams, focusing on: (1) its influence on team perceived virtuality, including
perceived distance and perceived information deficits; (2) the mediating roles of perceived
cohesion and knowledge sharing; and (3) the moderating role of perceived trust.Analysis of
data from 305 employees of global high-tech companies reveals that shared leadership
negatively correlates with perceived distance and information deficits. Perceived cohesion
mediates the relationship between shared leadership and perceived distance, while knowledge
sharing mediates the link between shared leadership and perceived information deficits.
However, the moderating effect of perceived trust was not supported. Specifically, higher levels
of perceived trust did not enhance the negative impact of team cohesion on perceived distance
or knowledge sharing on perceived information deficits.These findings indicate that shared
leadership improves virtual team performance through perceived cohesion and knowledge
sharing, although perceived trust does not significantly moderate these effects. This study
provides actionable insights for managing virtual teams to maximize organizational
performance and lays a theoretical foundation for future research on leadership in virtual
contexts.