Título
Modelo de internacionalização: Expansão da Biedronka para a Eslováquia
Autor
Pereira, Afonso Baptista
Resumo
pt
A inacessibilidade das organizações a uma metodologia que concilie fundamentos teóricos com
uma abordagem prática na configuração da sua rede de pontos de venda aquando da expansão
para novos mercados, constitui uma lacuna clara na literatura académica sobre o tema da
internacionalização.
Desta forma, o presente estudo propõe o desenvolvimento de um modelo capaz de apoiar
organizações na definição da sua rede de pontos de venda, ao estimar, de forma rigorosa, o
número ótimo de lojas a disponibilizar aos consumidores em cada região de um mercado,
aplicando-o ao caso da expansão da Biedronka para a Eslováquia.
Para alcançar este objetivo, foi conduzida uma extensa revisão bibliográfica que, combinada
com a visão e experiência da Dra. Manuela Barros, permitiu identificar variáveis potencialmente
relevantes na configuração de uma rede de pontos de venda. A pertinência de cada variável foi
posteriormente analisada à luz de dados reais do Grupo Jerónimo Martins, garantindo uma
abordagem granular e realista.
O modelo obteve resultados satisfatórios tanto na sua dimensão global como na sua
dimensão específica. Relativamente ao caso da Biedronka, o modelo foi capaz de formular uma
recomendação devidamente justificada e próxima da expectável. Quanto à sua dimensão global,
os resultados apontam para um papel preponderante de fatores como: densidade populacional,
dinamismo económico local, entre outros. Pelo contrário, também se verificou a pouca
significância estatística de outras variáveis habitualmente consideradas fundamentais.
en
The inaccessibility of organizations to a methodology that combines theoretical fundamentals with
a practical approach to establishing their points of sale chain when expanding into new markets
is a clear gap in the academic literature about internationalization, and may represent a useful
strategic tool in the business context.
Therefore, this study proposes the development of a model capable of supporting
organizations in defining their network of points of sale, by rigorously estimating the optimal
number of stores to open in each region of a new market, applying it to the case of Biedronka's
expansion into Slovakia.
In order to achieve this objective, an extensive literature review was conducted, that combined
with the vision and experience of Dra. Manuela Barros, allowed the identification of potentially
relevant variables in the configuration of a network of points of sale. The relevance of each variable
was then analyzed according to real data from the Jerónimo Martins Group, guaranteeing a
granular and realistic approach.
The model obtained satisfactory results in both its global and specific dimensions. In the case
of Biedronka, the model was able to formulate a duly justified recommendation. Regarding its
overall dimension, the results point to a preponderant role for factors such as population density,
local economic dynamism, among others. On the other hand, other variables initially considered
fundamental were also observed to be statistically insignificant.