Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

When AI goes to uni: A UTAUT perspective on genAI adoption in Academia

Autor
Saavedra, Beatriz de Abreu
Resumo
pt
A integração da inteligência artificial (IA) tem se vindo a tornar generalizada, particularmente com a popularização das tecnologias de IA generativa (genAI) em múltiplos setores. No ensino superior, a adoção e integração da genAI deu origem a debates sobre o seu potencial impacto nas experiências futuras de ensino e aprendizagem, o que tem sido alvo de diversos estudos empíricos. Porém estes estudos têm adotado modelos explicativos parciais. Tendo isso em conta, o presente estudo tem como objetivo explorar os fatores que influenciam a aceitação e adoção da genAI por estudantes do ensino superior, tendo por base o quadro teórico da Teoria Unificada da Aceitação e Utilização da Tecnologia 2 (UTAUT2). Recorreu-se a um desenho transversal, com uma amostra de 339 estudantes do ensino superior. Uma PLS-SEM revelou uma relação positiva entre a expectativa de desempenho, a influência social, as condições facilitadoras, a motivação hedónica e o hábito e a intenção dos estudantes de usar a genAI, sendo ainda a intenção comportamental um determinante do uso desta tecnologia. É de notar que a expectativa de esforço e o valor do preço não foram considerados preditores significativos. Estes resultados fornecem um quadro abrangente para compreender o comportamento dos estudantes e oferecem uma base para estratégias destinadas a universidades e educadores que procuram integrar estas tecnologias de forma ética e eficaz. O estudo realça a importância do foco na perspetiva dos utilizadores para garantir o sucesso da integração tecnológica em contextos académicos.
en
The integration of artificial intelligence (AI) has become widespread, particularly with the popularisation of generative AI (genAI) technologies across various sectors. In higher education, the adoption and integration of genAI has given rise to debates concerning its potential impact on future teaching and learning experiences, which has motivated several empirical studies. However, these studies have adopted only partial explanatory models. Considering this, the present study aims to explore the factors that influence higher education students’ acceptance and adoption of genAI, using the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2) framework. A cross-sectional design was employed, involving a sample of 339 higher education students. PLS-SEM analysis showed a positive relationship between performance expectancy, social influence, facilitating conditions, hedonic motivation, and habit, and students’ intention to use genAI, and in addition behavioural intention is a key determinant of actual use. Notably, effort expectancy and price value were not found to be significant predictors. These results provide a comprehensive framework for understanding student behaviour, offering a foundation for strategies for universities and educators seeking to integrate these technologies ethically and effectively. The study underscores the importance of focusing on the users’ perspective to ensure successful technological integration in academic settings.

Palavras-chave

Technology adoption
UTAUT2
Adoção de tecnologia
Ensino superior -- Higher education
Generative AI
IA generativa
Student behaviour
Comportamento dos estudantes

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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