Título
Strategic flexibility and firm performance under environmental dynamism: Empirical evidences from chinese general aviation firms
Autor
Huang Xiaofei
Resumo
pt
As empresas de aviação em geral enfrentam um ambiente complexo e dinâmico sem
precedentes, no qual as vantagens tradicionais estão a desaparecer. Estão condicionadas por
recursos limitados e por uma concorrência feroz , e o sector caracteriza se por baixos
rendimentos e um fraco desempenho. No entanto, a investigação sobre o impacto da
flexibilidade estratégica no desempenho das companhias aéreas continua por explorar. Com
base na visão baseada nos recursos e na perspet iva das capacidades dinâmicas, este estudo
examina o impacto da flexibilidade estratégica no desempenho das empresas num ambiente
dinâmico. Através de uma clarificação teórica, são definidos conceitos chave como
flexibilidade estratégica, ambiente dinâmico e desempenho da empresa, e é efectuada uma
investigação teórica da definição, medição e mecanismos de formação da flexibilidade
estratégica. Utilizando empresas de aviação geral como sujeitos empíricos, um estudo
baseado em 334 questionários válidos concl uiu que a flexibilidade dos recursos, a
flexibilidade da coordenação e a flexibilidade das capacidades afectam positivamente o
desempenho financeiro e o desempenho ESG. Além disso, o ambiente dinâmico desempenha
um papel moderador diferenciador na relação entre a flexibilidade estratégica e o desempenho.
Esta investigação preenche a lacuna existente nos estudos sobre flexibilidade estratégica no
sector da aviação geral e fornece formas concretas de construir flexibilidade estratégica e
otimizar a gestão est ratégica nas empresas de aviação geral. Os resultados sugerem que,
através da construção da flexibilidade estratégica, as empresas de aviação geral podem
melhorar o desempenho e a competitividade, promovendo assim o desenvolvimento do sector.
Além disso, e ste estudo fornece referências valiosas para as entidades reguladoras da indústria
na formulação e ajustamento de políticas, e fornece informações para melhorar o desempenho
nos transportes e noutros sectores tecnológicos
en
General aviation companies face an unprecedentedly complex and dynamic environment
in which traditional advantages are eroding. They are constrained by limited resources and
fierce competition, and the industry is characterised by low returns and p oor performance.
However, research on the impact of strategic flexibility on airline performance remains
unexplored. Drawing on the resource based view and the dynamic capabilities perspective,
this study examines the impact of strategic flexibility on fir m performance in a dynamic
environment. Through theoretical clarification, key concepts such as strategic flexibility,
dynamic environment and firm performance are defined, and a theoretical investigation of the
definition, measurement and formation mechan isms of strategic flexibility is conducted.
Using general aviation companies as empirical subjects, a study based on 334 valid
questionnaires found that resource flexibility, coordination flexibility and capability flexibility
all positively affect financi al performance and ESG performance. Furthermore, dynamic
environment plays a differentiating moderating role in the relationship between strategic
flexibility and performance. This research fills the gap in studies on strategic flexibility in the
general a viation industry, and provides concrete ways to build strategic flexibility and
optimise strategic management in general aviation companies. The results suggest that
through the construction of strategic flexibility, general aviation enterprises can enhanc e
performance and competitiveness, thereby promoting the development of the industry. In
addition, this study provides valuable references for industry regulators in formulating and
adjusting policies, and provides insights for improving performance in tra nsportation and
other technology sectors