Título
The role of ethics education in enhancing ethical judgments in accounting: An experimental study
Autor
Canelas, Joana Isabel da Fonseca
Resumo
pt
Esta tese investiga o efeito da educação sobre ética a estudantes de contabilidade no julgamento
ético perante problemas e decisões contabilísticas. Estudos anteriores mostram que o ensino de
ética influencia positivamente os julgamentos éticos e estimula o comportamento ético. Porém,
grande parte desses estudos analisa contextos onde os princípios éticos estão fortemente
enraizados na sociedade, havendo poucas evidências sobre o papel do ensino de ética em
ambientes caracterizados por baixo índice de desenvolvimento humano e elevada corrupção e
onde o comportamento antiético é socialmente aceite, como os países africanos. É possível que,
nesses ambientes, incluir educação sobre ética nos cursos de contabilidade tenha outro impacto.
Este estudo contribui para a literatura ao examinar o efeito de introduzir tópicos de ética nos
cursos de contabilidade em Angola, país com estrutura ética frágil.
Aplicando um estudo experimental, foram incluídos tópicos de ética nas aulas de contabilidade
de um grupo de alunos de pós-graduação enquanto outro grupo de alunos recebeu o currículo
padrão de contabilidade sem tópicos de ética. Foi realizado um teste de avaliação de ética
baseado na Escala Multidimensional de Ética a ambos os grupos, antes e depois das aulas de
ética. O estudo demonstrou que os alunos que receberam aulas de ética melhoram o julgamento
ético na resolução de problemas contabilísticos. Este efeito é particularmente importante nas
dimensões éticas do relativismo e do egoísmo.
As conclusões desta tese contribuem significativamente para compreender a eficácia do ensino
de ética na promoção das decisões éticas dos futuros profissionais de contabilidade,
particularmente em ambientes onde as estruturas institucionais, económicas, sociais e éticas são
frágeis.
en
This thesis investigates the effect of providing ethics classes to accounting students on their
ethical judgments in accounting decisions. Previous research indicates that ethics education
positively impacts ethical judgements and boost ethical behaviour of individuals. While most
studies focus on settings where ethical principles are strongly entrenched in society, there is
scarce evidence on the role of ethics education in environments characterised by low human
development and high corruption and where unethical behaviour is often socially accepted, such
as African countries. It is possible that, in such environments, the introduction of ethics
education in accounting courses has little impact on improving ethical assessments in
accounting decisions. This research contributes to the literature by examining the role of ethics
education in societies with weak ethical frameworks. Specifically, we examine the effect of
introduction ethics topics in accounting courses in Angola on students accounting decisions that
involve ethical judgments.
In an experimental study we include ethics topics in accounting classes of one group of
postgraduate accounting students, while another group of students received the standard
accounting curriculum without ethics topics. We applied an ethics assessment based on the
Multidimensional Ethics Scale to both groups, before and after the ethics classes. We find that
ethics classes enhanced the ethical judgement of accounting students in dealing with accounting
problems. We also find that the effect is driven by the ethics dimensions of relativism and
egoism.
The findings provide insights into the effectiveness of ethics education in improving the ethical
decisions of future accounting professionals, particularly in settings with weak institutional,
economic, and ethical standards.