Título
The impact of source credibility and feedback delivery on feedback acceptance and its subsequent effect on employee behavior
Autor
Knichel, Elena Katharina
Resumo
pt
Embora a investigação sobre os processos de feedback do desempenho esteja bem estabelecida,
este estudo centra-se na forma como a entrega de feedback modera a relação entre a
credibilidade da fonte e a aceitação do feedback, e como esta aceitação afecta subsequentemente
o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) e o Comportamento de Trabalho
Contraproducente (CWB). Um estudo de vinhetas 2x2 irá explorar quatro cenários para
compreender em que condições é mais provável que o feedback negativo seja aceite e como
influencia o comportamento no local de trabalho. A fundamentação teórica analisa o papel da
credibilidade da fonte, a entrega do feedback e os impactos comportamentais resultantes,
estabelecendo as bases para quatro hipóteses relacionadas com o feedback em contextos
organizacionais. O estudo recorre à análise estatística para examinar estas hipóteses e utiliza
um desenho de inquérito transversal com 233 inquiridos de diferentes indústrias, estando a
maioria deles localizados na Europa, especificamente na Alemanha.
Os resultados apoiam as proposições de que a credibilidade da fonte influencia positivamente
a aceitação do feedback e que esta relação é moderada pela entrega do feedback. Além disso,
verificou-se que a aceitação do feedback promove os comportamentos de cidadania
organizacional (OCB) e reduz os comportamentos de trabalho contraproducentes (CWB). Uma
análise de moderação-mediação revelou ainda que a entrega de feedback positivo diminuiu o
papel da credibilidade da fonte na aceitação do feedback, salientando que a qualidade da entrega
pode ultrapassar a credibilidade da fonte na promoção da aceitação do feedback.
en
While the research on performance feedback processes is well established, this study focuses
on how feedback delivery moderates the relationship between source credibility and feedback
acceptance, and how this acceptance subsequently affects Organizational Citizenship Behavior
(OCB) and Counterproductive Work Behavior (CWB). A 2x2 vignette study will explore four
scenarios to understand under what conditions negative feedback is most likely to be accepted
and how it influences workplace behavior. The theoretical background reviews the role of
source credibility, feedback delivery, and the resulting behavioral impacts, setting the
foundation for four hypotheses related to feedback in organizational settings. The study uses
statistical analysis to examine these hypotheses and uses a cross-sectional survey design with
233 respondents from different industries, whereas most of them are located in Europe,
specifically in Germany.
The results support the hypotheses that source credibility positively influences feedback
acceptance and that this relationship is moderated by feedback delivery. Additionally, feedback
acceptance was found to promote organizational citizenship behaviors (OCB) and reduce
counterproductive work behaviors (CWB). A moderation-mediation analysis further revealed
that positive feedback delivery diminished the role of source credibility in feedback acceptance,
highlighting that delivery quality can outweigh source credibility in promoting feedback
acceptance.