Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Influência do Marketing Sensorial no ambiente digital

Autor
Prazeres, Madalena Camelo
Resumo
pt
O marketing sensorial num ambiente digital procura envolver os consumidores além da visão, utilizando sons, descrições e tecnologias como realidade aumentada para criar experiências imersivas e personalizadas. Estas estratégias ajudam a aproximar as empresas dos consumidores num ambiente em que a interação física é limitada, tornando o e-commerce mais envolvente e emocional. O objetivo deste estudo é analisar a forma como os estímulos sensoriais digitais influenciam as emoções, a satisfação e a lealdade dos consumidores em contextos de compra online. Para tal foram utilizadas fontes de dados secundários e primários. Para a recolha de dados primários recorreu-se a um estudo quantitativo exploratório, efetuado através de um inquérito online, com uma amostra não probabilista de conveniência. Os resultados deste estudo mostram que os estímulos visuais e auditivos são especialmente eficazes em aumentar o envolvimento e a intenção de compra, enquanto as tecnologias emergentes melhoram a confiança e o valor percebido pelo consumidor. Concluise que a incorporação de estímulos sensoriais no ambiente digital melhora as relações entre o consumidor e a marca, promove experiências mais ricas e aumenta a lealdade no ambiente online.
en
Sensory marketing in a digital environment seeks to engage consumers beyond sight, using sounds, descriptions and technologies such as augmented reality to create immersive and personalized experiences. These strategies help bring companies closer to consumers in an environment where physical interaction is limited, making e-commerce more engaging and emotional. The aim of this study is to analyze how digital sensory stimuli influence consumers' emotions, satisfaction and loyalty in online shopping contexts. To this end, secondary and primary data sources were used. To collect primary data, an exploratory quantitative study was carried out using an online survey with a non-probabilistic convenience sample. The results of this study show that visual and auditory stimuli are especially effective in increasing engagement and purchase intent, while emerging technologies improve trust, and the value perceived by the consumer. It is concluded that the incorporation of sensory stimuli in the digital environment improves the relationship between the consumer and the brand, promotes richer experiences and increases loyalty in the online environment.

Data

01-jul-2025

Palavras-chave

Purchase intention
Intenção de compra
Sensory marketing
Marketing sensorial
Comércio eletrónico -- E-commerce
Lealdade do consumidor
Online experience
Emoções -- Emotions
Experiência online
Consumer loyalty

Acesso

Acesso livre

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