Título
Influência do Marketing Sensorial no ambiente digital
Autor
Prazeres, Madalena Camelo
Resumo
pt
O marketing sensorial num ambiente digital procura envolver os consumidores além da visão,
utilizando sons, descrições e tecnologias como realidade aumentada para criar experiências
imersivas e personalizadas. Estas estratégias ajudam a aproximar as empresas dos
consumidores num ambiente em que a interação física é limitada, tornando o e-commerce
mais envolvente e emocional.
O objetivo deste estudo é analisar a forma como os estímulos sensoriais digitais
influenciam as emoções, a satisfação e a lealdade dos consumidores em contextos de compra
online. Para tal foram utilizadas fontes de dados secundários e primários. Para a recolha de
dados primários recorreu-se a um estudo quantitativo exploratório, efetuado através de um
inquérito online, com uma amostra não probabilista de conveniência.
Os resultados deste estudo mostram que os estímulos visuais e auditivos são
especialmente eficazes em aumentar o envolvimento e a intenção de compra, enquanto as
tecnologias emergentes melhoram a confiança e o valor percebido pelo consumidor. Concluise
que a incorporação de estímulos sensoriais no ambiente digital melhora as relações entre
o consumidor e a marca, promove experiências mais ricas e aumenta a lealdade no ambiente
online.
en
Sensory marketing in a digital environment seeks to engage consumers beyond sight, using
sounds, descriptions and technologies such as augmented reality to create immersive and
personalized experiences. These strategies help bring companies closer to consumers in an
environment where physical interaction is limited, making e-commerce more engaging and
emotional.
The aim of this study is to analyze how digital sensory stimuli influence consumers'
emotions, satisfaction and loyalty in online shopping contexts. To this end, secondary and
primary data sources were used. To collect primary data, an exploratory quantitative study was
carried out using an online survey with a non-probabilistic convenience sample.
The results of this study show that visual and auditory stimuli are especially effective in
increasing engagement and purchase intent, while emerging technologies improve trust, and
the value perceived by the consumer. It is concluded that the incorporation of sensory stimuli
in the digital environment improves the relationship between the consumer and the brand,
promotes richer experiences and increases loyalty in the online environment.