Teses e dissertações

Doutoramento
Ciências da Comunicação
Título

Podcasting: Impacto da plataformização num modelo de distribuição aberta de conteúdos

Autor
Paisana, Miguel
Resumo
pt
O século XXI é marcado pela proliferação e consolidação das plataformas digitais, hoje estruturas vigentes nos processos de comunicacionais contemporâneos. Progressivamente, todas as áreas e setores do ecossistema mediático viram o seu conjunto de normas, práticas e representações postas em causa por um novo paradigma de mediação, nos campos da indexação, sociabilidade e do consumo de media. A mediação plataformizada permitiu, também, novos horizontes de interação e conexão, potenciando a criação de novas comunidades e formas de interação entre produtores e utilizadores. Nesta compilação de artigos são explorados os impactos da plataformização no formato do podcasting, formato assente num modelo de distribuição aberta originado no início do século no âmbito das culturas colaborativas e participativas da Web 2.0 e baseado numa estrutura .RSS que permite a subscrição de conteúdos áudio bem como de texto o e vídeo. São observadas as condições de absorção do podcasting por estruturas de mediação plataformizadas, aprofundando-se conhecimento sobre a forma como as plataformas se impõem como portas de acesso ao mesmo e qual o seu efeito sobre o processo de descoberta e acesso aos conteúdos. Esta tese procura contribuir para a discussão sobre o papel do Podcasting. Argumenta-se que a forma como o Podcasting é apropriado é distinta das demais dimensões da plataformização da comunicação, mantendo o formato muitas das suas características originais em termos tecnológicos, culturais, sociais e económicos. Argumenta-se que o interesse das plataformas pelo podcasting surge na sequência de sistemas mais amplos de apropriação da mediação do áudio on-demand desde o início do século, indissociáveis da digitalização dos processos comunicacionais em rede.
en
The 21st century is marked by the proliferation and consolidation of digital platforms, which are now the prevailing structures in contemporary communication processes. Progressively, all areas and sectors of the media ecosystem have seen their set of norms, practices and representations challenged by a new mediation paradigm in the fields of indexing, sociability and media consumption. Platformized mediation has also enabled new horizons of interaction and connection, fostering the creation of new communities and forms of interaction between producers and users. This compilation of articles explores the impact of platformization on podcasting, a format based on an open distribution model that originated at the beginning of the century in the context of the collaborative and participatory cultures of Web 2.0 and is based on anRSS structure that allows for the subscription of audio, text and video content. The conditions under which podcasting is absorbed by platformized mediation structures are observed, deepening our knowledge of how platforms impose themselves as gateways to podcasting and what effect they have on the process of discovering and accessing content. This thesis seeks to contribute to the discussion on the role of Podcasting. It argues that the way Podcasting is appropriated is distinct from the other dimensions of the platformization of communication, with the format retaining many of its original characteristics in technological, cultural, social and economic terms. It is argued that the platforms' interest in podcasting follows on from broader systems of appropriation of on-demand audio mediation since the beginning of the century, inseparable from the digitalization of networked communication processes.

Data

24-jun-2025

Palavras-chave

Podcast
Podcasting
Plataformas
Platforms
Platformisation
Mediação -- Mediation
Plataformização

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo