Título
Unveiling key hotel satisfaction factors in Maputo using guest reviews
Autor
Ferreira, Jaciara Aly
Resumo
pt
A satisfação do cliente é a ferramenta de marketing mais poderosa que pode existir, pois
a transmissão de informação de pessoa para pessoa influencia significativamente tanto a
satisfação do cliente quanto a reputação de um negócio. Hoje em dia, numa era digital, a
forma mais rápida que os clientes têm de compartilhar as suas experiências é através de
fóruns online. Este estudo foca-se em compreender os sentimentos dos clientes em relação
aos hotéis em Maputo por meio de avaliações feitas online.
Este estudo identifica os principais serviços/comodidades de hotéis mencionados pelos
clientes e avalia as pontuações de sentimentos de cada serviço/comodidade. Isto é,
quantifica a expressão de atitude ou tom emocional num pedaço de texto, neste caso nas
avaliações feitas online. As descobertas podem ajudar os hotéis/unidades de alojamento
com introspecção para melhorar o seu desempenho e aumentar a satisfação do cliente.
O estudo começa com uma revisão sistemática de literatura, analisando pesquisas
anteriores, metodologias e resultados. Em seguida, os dados são explorados a partir de
várias perspectivas, incluindo a identificação dos anos com o maior número de avaliações,
a análise das avaliações por região dos clientes/utilizadores e a avaliação dos hotéis com
as maiores classificações de estrelas.
Finalmente, foram realizadas experiências para obtenção de resultados, sendo o VADER
o principal método utilizado para análise de sentimentos. Os principais serviços/comodidades
de hotéis identificados foram "quarto" e "equipa", serviços altamente relevantes para hóspedes
de hotéis em Maputo, tendo em conta o número elevado de menção a estas palavras
nas avaliações. Entretanto, os serviços "piscina" e "comida" são os que possuem as pontuações
de sentimento mais altas, enquanto "preço" e "sanitário" tiveram as pontuações
mais baixas.
en
Customer satisfaction is the most powerful marketing tool that can exist, as word-ofmouth
significantly influences both customer satisfaction and a business’s reputation.
Nowadays, in a digital age, the fastest way for customers to share their experiences is
through online forums. This study focuses on understanding customer sentiments regarding
hotels in Maputo through online reviews.
This study identifies the main services/amenities mentioned by customers and evaluates
the sentiment scores of each service/amenity. That is, it quantifies the expression of
attitude or emotional tone in a piece of text, in this case, in online reviews. The findings
can provide hotels/accommodation units with insights to improve their performance and
increase customer satisfaction.
The study begins with a systematic literature review, analyzing previous research,
methodologies and results. Next, the data is explored from various perspectives, including
identifying the years with the most reviews, examining reviews by customer/user region,
and assessing hotels with the highest star ratings.
Finally, experiments were conducted, with VADER being the primary method used for
sentiment analysis. The key amenities identified in the customer reviews were "room" and
"staff", corresponding to highly relevant services for hotel guests in Maputo, as evidenced
by their frequent mention in reviews. However, "pool" and "food" received the highest
sentiment scores, while "price" and "bathroom" received the lowest.