Título
The evolution of the marketing ecosystem: Organizational structure and capabilities
Autor
Navalho, Margarida de Paulo Chorão Moreira
Resumo
pt
Perante um ecossistema de marketing complexo e em rápido desenvolvimento com expectativas
de consumidor mais exigentes, mercados em crescente competição e transformação digital
acompanhada de uma disrupção tecnológica e de dados, os profissionais de marketing tendem
a negligenciar a estrutura organizacional como solução. No entanto, a estrutura organizacional
pode ser uma variável estratégica de marketing fundamental para crescimento a longo prazo.
Através da revisão de literatura e realização de entrevistas com profissionais de marketing
de diversas indústrias, este estudo procura aprofundar a evolução da organização e
competências de marketing, assim como, os seus efeitos em performance. Podemos concluir
que as estruturas organizacionais estão a tornar-se cada vez mais horizontais, ágeis, com maior
abrangência de funções para o marketing e funções chave centralizadas.
Ainda, as competências digitais têm vindo a ser internalizadas, mantendo-se ênfase no
mindset “digital-first”. Contudo, verifica-se uma grande mudança para um marketing “datadriven”,
particularmente evidente nas competências a crescer em importância.
Embora o ritmo de evolução varie e o impacto direto das alterações realizadas seja difícil de
atribuir, em alguns casos foi constatada maior eficiência das ações de marketing e melhorias na
medição do retorno do investimento (ROI). Os resultados permitiram identificar boas práticas
para gestores relativas à organização do marketing, proporcionando assim orientações práticas
e uma base para pesquisa futura.
en
Faced with today’s intricate and rapidly evolving marketing landscape of heightened consumer
expectations, increasingly competitive markets, digital transformation, technological and data
disruption, marketeers tend to overlook structure as a solution. In spite of that, structure can be
a fundamental strategic variable and mean to drive sustainable growth.
With this in mind, by incorporating existing literature and conducting qualitative interviews
with senior marketing professionals from multiple industries, this paper seeks to understand the
transformation of marketing organizations and capabilities, as well as its effects on
performance.
Organizations are moving towards flatter, more agile structures, with broader functional
scope and centralized key functions. Digital capabilities are being integrated internally, in fact,
digital first is still emphasized. Regardless, a big shift towards data-driven is particularly
evident in emerging capabilities.
While the pace of adaptation varies, some of the recent changes reportedly enhance
marketing efficiency and ROI measurement, though direct impact remains challenging to
measure. Results identified managerial good practices, thus, providing practical guidance and
a foundation for future research to expand on.