Título
Is playfulness a road to trust and performance?
Autor
Pereira, Hugo Miguel Bravo Pestanudo
Resumo
pt
Esta dissertação investigou o impacto de playfulness nos níveis de confiança e desempenho de equipas
em contexto organizacional, explorando como a sua integração no local de trabalho influencia
dinâmicas de grupo, em particular procurando entender se promove uma maior confiança entre
colegas e melhora o desempenho. No contexto de mudanças tecnológicas e de cultura organizacional
que atualmente afetam os locais de trabalho, numa economia baseada em conhecimento, onde a
flexibilidade, criatividade e partilha de conhecimento são cruciais, a integração de playfulness no local
trabalho pode ter uma abordagem estratégica que transcende a sua instrumentalidade. Procurou-se
então preencher as lacunas encontradas na literatura, relativamente à perspectiva de playfulness
como variável de equipa e os seus efeitos na confiança e desempenho das mesmas, explorando ainda
o papel mediador da confiança neste relação.
Recorrendo a um desenho experimental envolvendo equipas de diversas organizações, os
participantes foram expostos a diferentes estímulos, incluindo uma intervenção playfulness, antes de
se dedicarem as tarefas competitivas. Os dados foram recolhidos antes e após esta competição para
avaliar as relações entre as variáveis estudadas.
Os resultados sugerem que a playfulness ao nível da equipa influencia positivamente a confiança
intra-equipa, o que, por sua vez, melhora o desempenho, com a confiança intra-equipa a atuar como
mediadora nesta relação. Playfulness mostrou-se eficaz para promover segurança psicológica,
incentivar uma comunicação aberta e fortalecer a colaboração, apoiando assim processos de
criatividade e inovação. Dessa forma, playfulness pode ser considerada uma ferramenta estratégica
que influencia tanto resultados organizacionais como processos estratégicos.
en
This dissertation investigated the influence of playfulness on team trust and performance within
organizational settings, exploring how integrating playfulness at work impacts team dynamics,
focusing on whether playfulness fosters team trust and improves performance. In the context of
changes in technology and organizational culture that impact today’s organizational work settings, in
a knowledge-driven economy where flexibility, creativity and knowledge-sharing are crucial, the
integration of play and playfulness at work can be a strategic approach that transcends its
instrumentality. Drawing from the literature on playfulness and team trust, this dissertation aimed to
fill research gaps, particularly around the perspective of playfulness at the team-level and its effects
on team trust and performance, further exploring the mediating role of team trust in this relationship.
Using an experimental design involving teams from diverse organizations, participants were
exposed to different stimuli, including a playfulness team intervention, before engaging in competitive
tasks. Data was collected before and after the team competition to assess the relationships between
playfulness, team trust, and performance.
Findings suggest that playfulness at the team-level positively impacts team trust, which in turn
enhances performance, with team trust acting as a mediator in this relationship. These results provide
insights into the mechanisms through which playfulness enhances team dynamics and organizational
outcomes, demonstrating that playfulness fosters psychological safety, encourages open
communication, and strengthens collaboration within teams supporting also creativity and innovation
processes. Therefore, playfulness can be address as a strategic tool influencing both organizational
outcomes and strategical processes.