Título
Gestão de dados não estruturados na era da transformação digital: Práticas e impactos na eficiência organizacional
Autor
Pires, Rui Filipe Alves dos Santos
Resumo
pt
Os dados não estruturados são uma fonte rica de conhecimentos que, se forem bem captados e
utilizados, podem ser de utilidade relevante tanto para as empresas como para a sociedade em geral.
Mas a ausência de medidas de controlo sobre estes dados pode resultar em incumprimento ou na
perda de oportunidades. À medida que a tecnologia evolui, as organizações devem valorizar o papel
que os dados não estruturados desempenham e adotar técnicas que encorajem a recolha e a utilização
destes dados, adquirindo uma vantagem competitiva e promovendo o estado de consciência da
sociedade. Este estudo contribui para um entendimento mais claro da gestão dos dados não
estruturados, centrando-se nas barreiras e nos fatores que permitem a sua integração nos sistemas de
gestão existentes, acompanhados por processos de regulamentação adequada.
As novas tecnologias, como o Processamento de Linguagem Natural (PNL) e a Aprendizagem
Automática (AM), devem ser adotadas, mas em ambientes que valorizem a formação e a criatividade,
permitindo que fatores como a cultura de uma organização e os seus recursos possam acelerar a
adoção dessas tecnologias. Para beneficiar plenamente dos dados não estruturados, as organizações
devem dispor de um quadro de governação claramente definido e incorporar adequadamente novos
processos. Por conseguinte, a presente investigação salienta que a conversão de dados não
estruturados em recursos com base nas TI permite às empresas não só aumentar a sua eficácia
operacional, mas também a capacidade da organização para reagir rapidamente às exigências de um
ambiente dinâmico.
en
Unstructured data is a rich source of knowledge which, if well captured and used, can be of significant
use to both companies and society in general. But the absence of control measures over this data can
result in non-compliance or lost opportunities. As technology evolves, organizations must value the
role that unstructured data plays and adopt techniques that encourage the collection and use of this
data, gaining a competitive advantage and promoting society's state of awareness. This study
contributes to a clearer understanding of the management of unstructured data, focusing on the
barriers and factors that enable its integration into existing management systems, accompanied by
appropriate regulatory processes.
New technologies, such as Natural Language Processing (NLP) and Machine Learning (ML), should
be adopted but in environments that value training and creativity, allowing factors such as an
organization's culture and resources to accelerate the adoption of these technologies. To fully benefit
from unstructured data, organizations must have a clearly defined governance framework and
properly incorporate new processes. This research therefore highlights that converting unstructured
data into IT-based resources enables companies not only to increase their operational efficiency, but
also the organization's ability to react quickly to the demands of a dynamic environment.
Keywords: Digital Transformation, Information Management, Unstructured Data, Artificial
Intelligence, Data Governance, Organizational Efficiency, Integration Challenges, Security and
Compliance, Advanced Data Analytics.