Título
A escola hoje: uma abordagem crítica e reflexiva sobre o espaço de aprendizagem nos dias de hoje
Autor
Gomes, Ivo Alexandre Correia
Resumo
pt
A presente dissertação procura funcionar
como reflexão crítica sobre o espaço de aprendizagem,
normalmente associado à escola, para
influenciar a vertente projetual de Projeto Final
de Arquitetura numa perspetiva mais atualizada.
A “Comunidade de Aprendizagem” surge
como modelo educativo emergente, que interessa
ser considerado na construção do ambiente de
aprendizagem contemporâneo. Deste modo, interessa
entender o papel do arquiteto como agente
ativo na estruturação do espaço de aprendizagem
segundo o novo modelo de aprendizagem.
O desenvolvimento metodológico deste
artigo procura, na perspetiva do arquiteto, responder
a uma pergunta de partida: Como deve
ser o espaço de aprendizagem nos dias de hoje?
en
The present dissertation aims to be a
critical reflection regarding the learning space,
usually associated to schools, influencing
the projectual component of the Projeto Final
de Arquitetura in a more updated perspective.
The “Learning Community” rises as an
emerging educational model which must be considered
to the contemporary learning environment.
This way, it is important to understand the role of
the architect as an active agent in the organization
of the learnig space accordingly to this new model.
Under the perspective of an architect,
the methodic development of this article
aims to answer one first question: How
should be the learning space nowadays?