Título
Tourism marketing in the digital age: AI service robots impact on touristic experiences
Autor
Maeiro, José Paulo Jorge
Resumo
pt
O objetivo desta tese é examinar o papel dos robôs de serviço baseados em IA na melhoria da
experiência dos turistas e, mais especificamente, identificar os motivos de interesse e aceitação
dos mesmos por parte dos utilizadores nesta área. Com base num modelo modificado do modelo
S-RAM, esta investigação explora o papel de fatores hedónicos, como a cuteness e a
humanidade, e algumas caraterísticas funcionais, como a perceção de utilidade ou a expetativa
de desempenho. Depois de estudar os dados recebidos da amostra, o investigador descobriu que
a aceitação pode ser prevista por duas variáveis independentes: expetativa de desempenho e
utilidade percebida. Por outro lado, a cuteness tem um efeito apenas nas pessoas que nunca
tinham interagido com um robô de serviço. O estudo aborda o processo de aceitação da
tecnologia, argumentando que devem ser consideradas duas fases no funil de comportamento
do utilizador, interesse e aceitação, influenciados por diferentes tipos de fatores. Estas
conclusões são úteis para os gestores do turismo que pretendem integrar os robôs de serviço
nas suas operações, uma vez que identificam uma série de obstáculos, o mais importante dos
quais é a necessidade de assegurar uma integração adequada e equilíbrio correto entre estética
função. Este estudo contribui para a literatura existente, explorando a aceitação da tecnologia
no contexto do turismo, complementando assim os dois modelos, TAM e sRAM no contexto
de serviços turísticos.
en
The aim of this thesis is to examine the role of AI-based service robots in improving the tourist
experience and, more specifically, to identify the reasons for user interest and acceptance in this
area. Based on a modified model of the S-RAM model, this research explores the role of
hedonic factors, such as cuteness and perceived humanity, and some functional characteristics,
such as perceived usefulness or performance expectancy. After studying the data received from
the sample, the researcher discovered that acceptance can be predicted by two independent
variables: performance expectancy and perceived usefulness. On the other hand, cuteness only
influences people who have never interacted with a service robot before. The study addresses
the technology acceptance process, arguing that two phases in the user behavior funnel should
be considered, interest and acceptance, influenced by different types of factors. These findings
are useful for tourism managers looking to integrate service robots into their operations, as they
identify a number of obstacles, the most important of which is the need to ensure proper
integration and the correct balance between aesthetic and functionality. This study contributes
to existing literature by exploring the acceptance of technology in the context of tourism, thus
complementing the two models, TAM and sRAM in the context of tourism services.