Title
Impacto da inovação e da sustentabilidade na performance das empresas do setor do vinho
Author
Lobo, Tomás Sousa Falcão de Sousa
Summary
pt
Este estudo analisa o impacto da inovação e da sustentabilidade na performance das
empresas do setor vinícola. Com a evolução da procura por padrões sustentáveis e
renovações tecnológicas, é importante compreender como essas condições pesam na
competitividade e na eficácia operativa da indústria vinícola.
Primeiramente, foi aplicado uma perspetiva quantitativa, com a realização de um
questionário a 78 empresas do setor vinícola, com objetivo de verificar as associações
entre a inovação, sustentabilidade e a performance empresarial. Seguidamente, numa
visão qualitativa, foi realizado uma entrevista com a Sogrape sobre o impacto da
sustentabilidade na performance empresarial.
Posteriormente, após as respostas da Sogrape, foi elaborado uma análise comparativa
com as respostas do presidente da ViniPortugal sobre a empresa Sogrape. Os resultados
apontam que a inovação e a sustentabilidade têm uma repercussão considerável e positiva
para a performance organizacional. Em relação à inovação, as organizações que
assumirem contemporâneas tecnologias e comportamentos inovadores, alcançaram:
maior eficácia operativa, qualidade dos produtos e uma diminuição dos custos associados
à atividade.
Por outro lado, os hábitos sustentáveis diminuem as repercussões do meio ambiente, mas
também transmitem uma perceção positiva da organização no mercado, uma vez que os
consumidores estão mais informados sobre as temáticas ambientais. A implementação de
condutas sustentáveis pode originar numa utilização adequada dos elementos naturais,
redução de transmissões, assim como na incrementação de uma sociedade mais
responsável socialmente e ambientalmente.
Deste modo, a associação eficiente da inovação tecnológica e da sustentabilidade surgem
como um componente essencial para desenvolver a efetividade funcional e proporcionar
a durabilidade das organizações da indústria vinícola.
en
This study analyses the impact of innovation and sustainability on the performance
of companies in the wine sector. With the evolving demand for sustainable standards and
technological renewal, it is important to understand how these conditions weigh on the
competitiveness and operational efficiency of the wine industry.
Firstly, a quantitative approach was applied, with a questionnaire sent to 78
companies in the wine sector, with the aim of verifying the associations between
innovation, sustainability and business performance. Then, from a qualitative
perspective, an interview was conducted with Sogrape on the impact of sustainability on
business performance.
After analysing Sogrape's answers, a comparative analysis was made with the
answers given by the president of ViniPortugal about the company Sogrape. The results
show that innovation and sustainability have a considerable and positive impact on
organisational performance. In terms of innovation, organisations that adopt
contemporary innovative technologies and behaviours achieve: greater operational
efficiency, product quality and a reduction in the costs associated with the activity.
On the other hand, sustainable habits reduce the repercussions on the environment,
but also convey a positive perception of the organisation on the market, since consumers
are more informed about environmental issues. Implementing sustainable behaviour can
lead to the appropriate use of natural resources, a reduction in emissions and the
development of a more socially and environmentally responsible society.
In this way, the efficient combination of technological innovation and sustainability
appears to be an essential component in developing functional effectiveness and
providing durability for organisations in the wine industry.