Título
AI-enhanced content in marketing campaigns: Analysing how AI-enhanced content can leverage purchase intention and brand advocacy
Autor
Domingos, Catarina Maurício
Resumo
pt
Este estudo investiga a influência da ligação do consumidor com a marca, da
personalização impulsionada pela IA, da relevância do conteúdo e da eficácia do conteúdo
no envolvimento do consumidor com a marca online. Examina também a forma como
este envolvimento afeta a intenção de compra e a defesa da marca no contexto das
campanhas de marketing. À medida que a Inteligência Artificial se torna cada vez mais
numa parte integrante das estratégias de marketing, as empresas têm de compreender de
que forma o conteúdo otimizado por IA pode otimizar as campanhas, promover um
envolvimento mais profundo com o consumidor e como impulsionar os principais
comportamentos do consumidor. Com base na literatura existente, a investigação explora
a forma como a IA pode reforçar as relações entre o consumidor e a marca, fornecendo
conteúdos personalizados, relevantes e eficazes.
Os dados foram recolhidos através de um inquérito online e analisados através de
uma abordagem quantitativa. O estudo testou um modelo conceptual que examina as
relações entre a ligação à própria marca, a personalização orientada para a IA, a relevância
do conteúdo, a eficácia do conteúdo e o envolvimento online do cliente com a marca, bem
como a forma como este influencia a intenção de compra e a defesa da marca - dois
resultados cruciais para campanhas de marketing bem-sucedidas.
Este estudo contribui para o crescente corpo de conhecimento sobre IA no marketing
e oferece ideias práticas para os profissionais de marketing sobre como a IA pode ser
efetivamente implementada, para otimizar estratégias de conteúdo e campanhas de
marketing. Os resultados sugerem que um maior envolvimento do consumidor,
impulsionado por conteúdo otimizado por IA, leva a maior intenção de compra e defesa
da marca, beneficiando, assim, campanhas de marketing.
en
This study investigates the influence of self-brand connection, AI-driven personalization,
content relevance, and content effectiveness on online brand customer engagement. It
examines how this engagement impacts purchase intention and brand advocacy within
the context of marketing campaigns. As Artificial Intelligence becomes increasingly
integral to marketing strategies, businesses must understand how AI-enhanced content
can optimize campaigns, foster deeper customer engagement, and drive key consumer
behaviours. Drawing from existing literature, the research explores how AI can strengthen
consumer-brand relationships by delivering personalized, relevant, and effective content.
Data were collected through an online survey and analysed using a quantitative
approach. The study tested a conceptual model examining the relationships between self-
brand connection, AI-driven personalization, content relevance, content effectiveness,
and online brand customer engagement, as well as how online brand customer
engagement influences purchase intention and brand advocacy – two crucial outcomes
for successful marketing campaigns.
This study contributes to the growing body of knowledge on AI in marketing and
offers practical insights for marketers on how AI can be effectively implemented to
optimize content strategies and marketing campaigns. The findings suggest that stronger
consumer engagement, driven by AI-enhanced content, leads to improved purchase
intention and brand advocacy, ultimately benefiting marketing campaigns.